O que não pode fazer após implante capilar?

Perguntado por: nteles . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Um dos cuidados necessários durante o pós-operatório do implante capilar é evitar se expor ao sol, praia e piscina. Também é importante cuidar para não abaixar a cabeça e fazer esforços com a prática de esportes, por exemplo. Isso porque há risco de aumento na circulação sanguínea, aumentando o inchaço.

A partir do quarto dia, pode dormir na horizontal, mas evite friccionar demasiado a sua cabeça. Nesta altura já terá crostas, que irão gradualmente cair, como parte normal do processo.

As crostas formadas pela cicatrização no couro cabeludo começarão a cair a partir do 10º dia.

Na primeira noite após a intervenção, deve dormir com a cabeça para cima, de modo a que a zona transplantada não esteja em contacto com nenhum objeto. Para o efeito, poderá recorrer as umas almofadas altas que lhe permitam ficar sentado numa posição mais confortável e adequada.

Pacientes com queda de cabelo após o implante
Como mencionamos anteriormente, entre a segunda e sexta semana após o transplante capilar, a maior parte dos cabelos enxertados cai. Este fenômeno ocorre em 98% dos pacientes.

Como uma clínica Cosmedica recomendamos o uso de shampoo solução avançada de cabelo. Ele também contém biotina que é uma vitamina solúvel em água B, também chamado de vitamina B7.

Atividades leves como a caminhada só são possíveis após 10 dias do procedimento, enquanto uma corrida, estaria liberada com cerca de 20 dias. Já academia, musculação e atividades são atividades mais intensas e podem ser realizadas após 1 mês. Porém, não devem envolver muito esforço físico, mesmo após serem liberadas.

Deve–se evitar a exposição solar por um mês após o transplante capilar.

Finasterida e minoxidil
Não há necessidade de interromper o tratamento com finasterida ou dutasterida nem no pré nem no cuidado do cabelo pós-transplante. Já o minoxidil e outros tratamentos tópicos devem ser interrompidos nos primeiros 15 dias e reiniciados após esse período.

Quando posso lavar meu cabelo normalmente após o transplante capilar? Uma vez que a sensibilidade dos folículos capilares terá diminuído ainda mais após quinze dias, é suficiente lavar duas ou três vezes por semana. Você pode voltar à frequência de lavagem normal sob a orientação do seu médico.

Porém, todos os pacientes apresentam algum grau de inchaço após esta cirurgia, e para minimizar este inchaço que ocorre, normalmente até 3 dias após o procedimento, sugere-se que o paciente fique o maior tempo possível deitado de barriga para cima nestes primeiros dias.

Você deve lavar o cabelo suavemente e lentamente por dez dias após o transplante capilar. Lavar o cabelo dessa maneira não prejudica os folículos pilosos transplantados. Mas você deve evitar lavar demais o cabelo. Não se deve usar o chuveiro nos primeiros dias, pois os chuveiros dão alta pressão à água.

É muito importante raspar o cabelo no transplante capilar e existem muitos benefícios para isso.

Os especialistas em transplante de cabelo recomendam raspar o cabelo de 1 a 1,5 meses após a operação.

O processo de cura pode durar entre 6 e 12 meses. Mas uma vez concluído o processo de cura, os folículos transplantados começarão a crescer cabelos que irão preencher as áreas calvas do couro cabeludo.

Por volta de 30 dias após o transplante capilar, os fios transplantados começam a cair. Isso pode dar um grande susto em quem fez a cirurgia. No entanto, é algo normal: os fios que caem, na verdade, vão dar espaço aos novos. O resultado completo da cirurgia aparece em um ano.

O uso de medicamentos recomendados é fundamental para um transplante capilar bem sucedido e obter um resultado satisfatório.