O que não pode fazer antes de fazer exame de sangue?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O mais recomendado é evitar fumar e tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes e chás, porque eles podem provocar alterações nos componentes do sangue. Além dos cuidados com a alimentação, também é orientado a suspensão de atividades físicas durante um determinado período para alguns exames.

Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.

Logo após a coleta

  1. Pressionar o local da punção (em pacientes que utilizam anticoagulantes, a pressão deve ser mantida por tempo mais prolongado – três minutos ou até parar de sangrar).
  2. Massagear o local enquanto pressiona.
  3. Carregar peso excessivo.
  4. Dobrar o braço.

No dia da coleta, e assim que despertar, não se deve escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório a atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material, que será coletado conforme as mesmas orientações da primeira amostra.

Ingerir doce alguns dias antes do exame de sangue altera alguma coisa? Não. Deve se atentar apenas para o jejum dependendo dos exames solicitados. Em média são pedidas oito horas de jejum e doze horas se houver exames como colesterol.

Em que casos o jejum de 12 horas é indicado? A orientação do seu médico é soberana. Então, sempre que ele indicar a necessidade de jejum de 12 horas antes do exame, ele deverá ser feito. Também será necessária uma medicação, nesse caso, quando o nível de triglicérides, em condições normais, estiver superior a 440mg/dL.

A prática do jejum garante a chamada padronização do sangue e evita que o nível de certas substâncias do sangue sejam alterados pela ingestão de alimentos, comprometendo os resultados do exame.

O hemograma, por sua vez, pode ser feito sem jejum se a coleta for após uma dieta leve. Para dosagem de glicose, com a finalidade de diagnosticar, ou não, a diabetes, o indicado são oito horas de jejum. Quando o exame é feito para analisar o colesterol, são necessárias 12 horas.

“Ter insônia ou dormir mal à noite não interfere no exame.”
MITO! Uma noite insone ou mal dormida interfere até mesmo nos nossos níveis sanguíneos, já que o sono interfere em todo o funcionamento do organismo.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico algumas vezes orienta como achar melhor avaliá-lo, com jejum de 12 horas ou não.

Como preparo para o exame de urina, não é necessário fazer jejum. Mas, o médico pode solicitar a restrição de vitamina C, laxantes e antibióticos para evitar alterações nos resultados.

Como fazer o jejum
As instruções vão ser passadas pelo laboratório antes do exame. Porém, geralmente: testes de colesterol e triglicerídeos requerem jejum de 12 horas antes da coleta de sangue; a glicemia normalmente requer pelo menos 8 horas.

Consumir cigarro e bebidas alcoólicas
A ingestão de álcool e o cigarro influenciam nos resultados dos exames laboratoriais. O mais indicado é interromper o fumo por pelo menos 3 horas antes da coleta do material; já a bebida alcoólica não deve ser consumida em até 72 horas, pois ela afeta diretamente o fígado.

O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. Entretanto, se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Da mesma forma, escovar os dentes não influencia no jejum.

Então, não há com o que se preocupar. Desde que você realize a sua rotina de higiene bucal matinal, não tem problema se for antes e depois ou só depois da refeição. A escolha fica por sua conta. Mas, lembre-se de uma coisa: a escovação só deve acontecer 30 minutos após o final da refeição.

Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.

Se você precisa baixar rapidamente a glicemia, beba muita água e caminhe. Uma alimentação rica em proteínas, verduras e gorduras boas também pode ajudar nesse quesito. Se o problema for recorrente, vá ao médico o mais rápido possível para ajustar o tratamento.