O que não pode faltar na mesa diretiva?

Perguntado por: vmorais8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
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A disposição ideal para a mesa diretiva de uma solenidade é um número ímpar, colocando ao centro a autoridade mais importante hierarquicamente. À sua direita, a segunda e, à esquerda, a terceira, distribuindo as demais, à direita e à esquerda, sucessivamente, conforme a ordem hierárquica ou ordem de precedência.

O primeiro pronunciamento é da autoridade de menor hierarquia e o último é da autoridade de maior hierarquia. As autoridades que não compõem a mesa de honra devem ser mencionadas após a composição.

VI. Como se dirigir aos Governadores e Prefeitos

  1. A carta começa com: Vossa Excelência.
  2. No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.
  3. No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.

Quando, entretanto, estiver presente alguma autoridade, ou figura ilustre, que não possa deixar de ser citada, a solução poderia ser esta: “Excelentíssimo Senhor Governador Gabriel Roberto de Figueiredo, e, ao cumprimentá-lo, quero estender os cumprimentos a todos os componentes da mesa. Senhoras, Senhores”.

Para isso, levantamos sete ideias que podem te ajudar a criar o seu começo impactante:

  1. 1 . Conte uma história. ...
  2. 2 . Trabalhe com perguntas retóricas. ...
  3. 3 . Estatísticas fortes. ...
  4. 4 . Citações. ...
  5. 5 . Imagens representativas. ...
  6. 6 . Diga a que veio. ...
  7. 7 . O impacto em apresentações com vídeo.

A disposição ideal para a mesa diretiva de uma solenidade é um número ímpar, colocando ao centro a autoridade mais importante hierarquicamente. À sua direita, a segunda e, à esquerda, a terceira, distribuindo as demais, à direita e à esquerda, sucessivamente, conforme a ordem hierárquica ou ordem de precedência.

22 À Mesa, na qualidade de órgão diretor, incumbe a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara.

MESA DIRETORA: A atribuição da Mesa Diretora é dirigir os trabalhos legislativos e auxiliar no que lhe for delegado nos serviços administrativos da Câmara Municipal. A mesa é composta pelo presidente, o vice-presidente, 1º e 2º secretário. O mandato dos membros da Mesa é de dois anos.

O cerimonialista é responsável por cuidar de todos os detalhes, desde a criação do roteiro até a contratação dos serviços necessários, sempre buscando oferecer as melhores opções dentro do orçamento estabelecido pelo cliente.

O Hino Estrangeiro, por cortesia, deve preceder o Hino Nacional.

Assim com ditos “poderes”, o cerimonialista que é Chefe do Cerimonial, ou Assessor do Cerimonial, o Gerente do Cerimonial (já vimos até a qualificação de Diretor do Cerimonial, o que achamos uma extravagância de titulação), é quem, de fato e de direito, dá e transmite as ordens ao mestre de cerimônias.

O cerimonialista é um profissional de extrema responsabilidade, visto que trata de todos os detalhes do evento, garantindo que tudo saia conforme o planejado.

São fichas que servem para registrar as autoridades que prestigiam o evento ou que compõem a mesa diretiva. Trazem os seguintes dados: cargo, entidade/órgão e nome completo da autoridade, conforme modelo a seguir: As nominatas podem ser impressas antes do evento ou redigidas à mão durante a cerimônia.

Tipos de Cerimoniais
Atualmente, conhecemos dois tipos: o público e o privado. E embora tenham o mesmo objetivo que é basicamente reunir pessoas, passar uma mensagem, celebrar algum acontecimento, entre outras possibilidades, cada um deles tem suas particularidades.

Dê as boas-vindas ao público com uma linguagem séria em uma ocasião formal. Escolha as saudações adequadas, como “Boa noite, senhoras e senhores”. Em seguida, dê as boas-vindas ao evento com uma frase como “É um grande prazer receber a todos nesse lindo lugar”.

Você pode dizer, por exemplo: “Olá, bom dia.” “Oi, tudo bem?” “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” também podem ser usadas no momento da despedida, principalmente em situações mais formais, caso em que equivalem a “Tenha um bom dia”, “Que passe um bom dia”.

Reforço: cumprimento é a atitude ou palavra de cortesia, elogio, a saudação: "O artista recebeu diversos cumprimentos pela nova versão da obra." Por outro lado, comprimento é a medida; a extensão: "Estendeu um tapete em todo o comprimento do corredor."