O que não pode faltar em uma palestra?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 24 de abril de 2023
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10 passos importantes de como organizar uma palestra

  1. Saiba qual é o objetivo da palestra. ...
  2. Defina o público-alvo. ...
  3. Escolha data, horário e local. ...
  4. Pense nos recursos necessários. ...
  5. Defina parceiros e fornecedores. ...
  6. Divulgue a palestra. ...
  7. Prepare-se para imprevistos. ...
  8. Ofereça certificado de participação.

Criando um roteiro para palestras em 5 passos

  1. 01 – Quanto menos conteúdo na palestra, melhor! ...
  2. 02 – Crie uma introdução de alto impacto: o sucesso da palestra depende dela. ...
  3. 03 – Levante as dores. ...
  4. 04 – Resolva o problema. ...
  5. 05 – Finalize em alto estilo.

7 dicas para criar um início de impacto na sua apresentação

  1. 1 . Conte uma história. ...
  2. 2 . Trabalhe com perguntas retóricas. ...
  3. 3 . Estatísticas fortes. ...
  4. 4 . Citações. ...
  5. 5 . Imagens representativas. ...
  6. 6 . Diga a que veio. ...
  7. 7 . O impacto em apresentações com vídeo.

É recomendável também saudar a plateia de forma cordial, apresentar-se brevemente e, fundamentalmente, explicitar o objetivo da mensagem (ex.: explicar conceitos; discutir os rumos do projeto; esclarecer as políticas da área), ressaltar a relevância do assunto para a plateia, a fim de ganhar sua atenção, e apresentar a ...

A palestra se assemelha bastante com uma conferência. Sua principal diferença é que ela geralmente acontece dentro de outro evento maior, onde podem existir várias palestras realizadas ao mesmo tempo em salas ou espaços diferentes. Por essa característica, ela é apresentada para um público menor.

Pode ser uma boa ideia repetir algumas coisas que você já disse para ajudar os ouvintes. Assim, eles poderão entender a estrutura global da apresentação, caso não tenham entendido antes. Além disso, se tiverem dúvidas sobre alguma seção, você deve responder às perguntas imediatamente.

Agradecer o público por sua atenção após a conclusão de uma apresentação não só é um ato de cortesia como também é uma ótima maneira de deixar a palestra ainda mais interessante.

As principais técnicas para iniciar bem, ao fazer uma apresentação, são:

  • Citar outra pessoa. ...
  • Aliás, não tenha medo de utilizar o humor. ...
  • Conte uma história. ...
  • Seja ousado e fale uma frase impactante. ...
  • Faça uma pergunta retórica. ...
  • Cite estatísticas notáveis. ...
  • Mostre um exemplo interessante sobre o tema.

central

O assunto central é a parte mais importante de uma apresentação, pois é o objetivo maior da exposição.

Como se apresentar em público

  1. Treine muito e prepare-se. Estar preparado no dia da apresentação é 90% de chance de que dê tudo certo. ...
  2. Mostre sua essência. ...
  3. Olhe no olho das pessoas. ...
  4. Cuidado com a sua fala. ...
  5. Comece ou termina criando impacto. ...
  6. Controle sua ansiedade ou estresse. ...
  7. Interaja com o público.

Basicamente, uma palestra de sucesso tem início, meio e fim. São os 3 momentos que estruturam uma palestra.

8 dicas para realizar palestras comunicativas

  1. Quebrar o gelo;
  2. Contar histórias;
  3. Fazer enquetes;
  4. Exibir vídeos;
  5. Fazer uma palestra não linear;
  6. Elaborar perguntas;
  7. Usar acessórios;
  8. Criar desafios.

5 DICAS DE COMO ENCERRAR UMA APRESENTAÇÃO

  1. Termine contando uma história. Essa história pode ser de um estudo de caso ou algo pessoal que você viveu. ...
  2. Retorne à sua mensagem de abertura. ...
  3. Termine com uma pergunta forte. ...
  4. Encerre com exatamente três pontos-chave. ...
  5. Apresente as próximas etapas e o call to action.

2 – Descarregue a adrenalina antes de falar
Reduzir o nervosismo causado pela adrenalina é muito importante antes de começar a falar. Para isso, existem algumas técnicas que você pode utilizar para se acalmar, como fazer polichinelos e subir escadas.

Escolha as saudações adequadas, como “Boa noite, senhoras e senhores”. Em seguida, dê as boas-vindas ao evento com uma frase como “É um grande prazer receber a todos nesse lindo lugar”. Mantenha um tom sério se for uma ocasião importante. Use uma linguagem mais formal e não faça nenhuma piadinha inadequada.