O que não pode faltar em uma festa cigana?

Perguntado por: ialves9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Decore com itens artesanais e garimpe itens antigos em feirinhas: itens como pulseiras, anéis, jóias, lenços e velas brancas e coloridas fazem toda a diferença da decoração de uma festa cigana. Não se esqueça dos elementos vintage que podem ser adquiridos em lojas de antigos.

Depois de casadas, vestem a parte de cima do biquíni e calções. Em solteiras, por respeito aos pais, vestem também uma t-shirt e vão assim para a água. Em alturas de festas, casamentos, aniversários, entre outras, as mulheres ciganas são muito vaidosas e usam vestidos muito coloridos, com muitas pedras e brilhantes.

Quais são as flores mais comuns na tradição cigana? Algumas das flores mais comuns na tradição cigana incluem a rosa, o lírio, o cravo, a margarida, o girassol e a flor de laranjeira. Cada uma dessas flores tem um significado especial dentro da cultura cigana.

As festas ciganas costumam durar um dia inteiro, e um casamento cigano segue o mesmo ritmo de eventos que podem durar dias. É uma festa bonita e tradicional onde predominam as cores e a alegria. É uma questão de honra, para qualquer família cigana, casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo.

Peras

Peras: são as frutas preferidas dos ciganos, junto com as maçãs. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pera também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta.

Usadas em rituais ciganos, as frutas são capazes de atrair energias positivas

  • Banana: A banana faz o espírito se sentir mais alegre e amigável. ...
  • Maçã: Eleva os sentidos de sensualidade, uma vez que é a fruta do amor de. ...
  • Pêssego: Responsável pelo amadurecimento do espírito. ...
  • Uva: ...
  • Abacaxi: ...
  • Laranja: ...
  • Mamão:

Geralmente, nos rituais ciganos são usadas as frutas uva, pera e maçã, mas esta lista é bem maior, pois cada fruta tem uma representação junto ao povo cigano.

No Barracão, tecidos coloridos e flores são usados para enfeitar o congá, e uma grande “mesa” é posta ao chão, no centro, rodeada pelos filhos de santo da casa que recebem as entidades ciganas para bênçãos e danças mágicas que trazem amor, fartura e prosperidade.

Portanto, a partir dessa breve introdução, podemos perceber que, essa terça-feira, dia 24 de maio, Dia dos Ciganos, não só abre espaço para finalmente celebrarmos a cultura e a existência dos mais de 43 mil indivíduos ciganos no Paraná, assim como de outros tantos espalhados pelo Brasil afora, mas também para ...

Ela mostrou, também, o pente, acessório utilizado pelas mulheres para indicar que são casadas.

O nó do lenço é dado atrás e pode ser dado por baixo ou por cima do cabelo. Também pode ser enfeitado com flores. Lenço para casadas: O lenço para as mulheres casadas pode ser usado como no Leste Europeu, cobrindo o cabelo. O uso do lenço ou diklo está relacionado à lenda de Santa Sara.

Coloque na cozinha ou na sala da sua casa, sobre uma mesa ou aparador, uma bandeja com várias frutas bem bonitas. Ao arrumar a bandeja com as frutas, peça ao povo cigano que traga saúde e prosperidade para os seus parentes. As frutas podem ser consumidas normalmente pelo pessoal da sua casa.

Vela branca, é ideal para fazer uma limpeza espiritual e pedir pela nossa saúde e paz. É dia de vela verde e promove a fertilidade, o sucesso, a prosperidade e a abundância. Vela vermelha para pedir coragem, paixão e poder. Vela roxa, é um ótimo dia para afastar o mau-olhado e pedir proteção.

Coloque no chão e acenda uma vela vermelha ao lado , peça licença ao povo do Oriente e ofereça ao Cigano Wladimir reforçando o seu pedido. Quando terminar, pode jogar todo o conteúdo no lixo e cuidado para que a vela não provoque um incêndio.

Quem cultua o povo cigano sabe que entre eles existem outras saudações tão importantes quanto Optchá. Uma delas é Ori Oriô, que não tem uma tradução exata para o português, mas é interpretada como uma saudação de respeito à entidade cigana que está em terra. Essa expressão faz parte de vários pontos de Umbanda.

Descubra, de seguida, cinco das muitas tradições ciganas que, apesar da existência de diferentes datas comemorativas, têm conseguido resistir ao passar do tempo.

  • A leitura da mão. ...
  • O casamento. ...
  • O ritual do lenço. ...
  • O respeito pelos mais velhos. ...
  • A música, a dança e o canto.

Acerto do dote
Ainda hoje, em muitos povos ciganos na Ásia Ocidental, Europa e América Latina, o noivo e sua família devem pagar um valor em dinheiro à família da noiva. A importância do dote é fundamental, uma vez que vão assumir o sustento da família.