O que não pode faltar em um planejamento estratégico?

Perguntado por: lmeireles8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Um Planejamento Estratégico efetivo requer uma análise do ambiente externo à organização e do seu ambiente interno. Este ponto é tão crítico que em um dos livros mais antigos do mundo já se tem registros de sua importância.

Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão defuturo, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.

Além de gastos com aluguel, equipamentos e funcionários, por exemplo, existem outros valores que devem entrar no cálculo, como os gastos com o registro da empresa, alvará e licenças e sua renovação anual.

Para servir como um guia para a instituição de ensino, o PPP deve apresentar o método de ensino, os nomes dos autores em que se baseia o processo de aprendizagem, o modelo pedagógico e de que maneira esse trabalho será desenvolvido.

Veja os passos do planejamento estratégico e descubra como implementá-lo em sua empresa.

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Uma das características do planejamento estratégico de qualidade é que ele amarra cada discussão sobre os passos da empresa. Assim, integra de maneira fluida todos os departamentos, de modo que façam parte do todo da empresa, e não funcionem separadamente e individualmente.

Como fazer um bom planejamento estratégico em 8 passos?

  1. Comece definindo missão, visão e valores. ...
  2. Estabeleça metas e objetivos realistas. ...
  3. Faça uma análise interna detalhada. ...
  4. Analise o cenário econômico. ...
  5. Conheça o público-alvo. ...
  6. Crie estratégias de negócios. ...
  7. Desenvolva o plano de ação. ...
  8. Controle os resultados.

Conheça 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu planejamento estratégico em prática:

  • Missão, Visão e Valores. ...
  • Análise 360° de oportunidades de negócio. ...
  • Análise SWOT. ...
  • As 5 Forças de Porter. ...
  • Matriz BCG. ...
  • Definição de metas para pequenas e médias empresas.

Um bom planejamento estratégico pode ser resumido em 4 perguntas ou, melhor ainda, nas respostas a essas 4 perguntas:

  • Por que razão estamos no mercado?
  • Onde estamos agora?
  • Onde queremos estar?
  • Como chegaremos lá?

Confira a seguir 6 etapas para desenvolver seu planejamento estratégico:

  1. Definição das diretrizes estratégicas – propósito, visão, missão e valores. ...
  2. Análise dos ambientes externo e interno. ...
  3. Construção do mapa estratégico. ...
  4. Estabelecer os marcos da estratégia. ...
  5. Colocar a estratégia em prática. ...
  6. Acompanhamento de indicadores.

O planejamento estratégico tem como objetivo, de forma ampla, orientar e, quando necessário, reorganizar a empresa na busca por melhores resultados. Dessa forma, levando em consideração todo o histórico da empresa, o planejamento estratégica visa refinar toda a caminhada de uma organização.

PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO significa substituir o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica e prática por métodos baseados em procedimentos científicos.

Uma boa gestão garante que o empresário tenha controle sobre a direção que está seguindo, além de antecipar e resolver problemas, otimizar a operação, ter domínio sobre as ações e tomar melhores decisões. Além disso, o processo também é essencial para empresas que desejam crescer ou atingir novos patamares.

Na elaboração do PPP, é essencial considerar a realidade sociocultural e econômica da região em que a instituição está inserida. Ele também deve estar alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Um PPP redigido adequadamente deve conter:

  • uma visão geral sobre a escola.
  • suas particularidades.
  • o que ela pretende ser para seus alunos.
  • como pretende desenvolver o ensino.
  • ações objetivas para melhorar a instituição.