O que não pode faltar em um distrato?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

472, o distrato deve ser feito pela mesma forma exigida para o contrato, ou seja, por meio de um documento que explique:

  • As condições da rescisão;
  • O acordo a ser anulado;
  • As obrigações das partes;
  • Motivos para o encerramento contratual.

Como cediço, a formalização de um distrato deverá ser realizada com as mesmas regras previstas para a criação de um contrato, conforme prevê o artigo 472 do Código Civil: Art. 472. O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato.”

Nos casos de rescisão pelo distrato de trabalho a empresa deverá pagar ao trabalhador apenas com 50% do aviso prévio (se indenizado), 50% da multa indenizatória do FGTS, férias + 1/3 e 13º salário, não havendo, nesse caso, direito ao recebimento do seguro desemprego.

472, o distrato deve ser feito pela mesma forma exigida para o contrato, ou seja, por meio de um documento que explique:

  1. As condições da rescisão;
  2. O acordo a ser anulado;
  3. As obrigações das partes;
  4. Motivos para o encerramento contratual.

Lei prevê multa de 25% a 50% do valor já efetuado em caso de desistência de compra. Quando uma pessoa interessada em adquirir uma casa ou apartamento na planta desiste do acordo de compra, ela tem que notificar de maneira oficial a outra parte envolvida na negociação e pagar uma multa.

STJ define em 25% percentual de retenção em distrato de compra de imóveis. No caso de rescisão de contrato de compromisso de compra e venda de imóvel ocorrida por culpa do consumidor, o padrão-base da retenção pela construtora é 25% dos valores já pagos.

POSSIBILIDADE. ART. 130 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL .

O arquivamento do distrato em uma Junta Comercial deve ser feito, no máximo, 30 dias após o tal documento ter sido escrito. Não precisa de advogado. Só o contrato social ou estatuto social precisam que advogado assine a primeira versão. Vale dizer que os próprios sócios podem escrever o documento.

A devolução dos valores será de 75% do valor já pago (depois de dedução de comissão de corretagem, impostos e etc.). Ou seja, a incorporadora retém 25% do valor como multa. O prazo máximo para retornar o valor é de 180 dias a partir da rescisão ou 30 dias depois da revenda da unidade, o que ocorrer antes.

PREÇO DO DISTRATO em Artigos
dos encargos relacionados a taxa de fruição para 0,1% do valor atualizado do contrato, por não haver construção erigida pela vendedora e despesas operacionais a incidir sobre as importâncias pagas pelo preço...

O distrato consensual acontece quando as duas partes desejam encerrar sua relação contratual. Dessa forma, ele é feito de forma conjunta, com ambos os lados entrando em um acordo em relação a rescisão do contrato. Porém, também existe a possibilidade do contrato ter a rescisão por vontade de apenas um dos envolvidos.

No caso do distrato, todas as partes do contrato precisam concordar com o encerramento do negócio jurídico. Já na rescisão, uma das partes pode buscar o encerramento do contrato, seja por motivo pessoal, por descumprimento de cláusula, inércia da outra parte, entre outros motivos.

O empregado terá direito a metade (50%) da multa indenizatório do FGTS. O empregado resgatará 80% do saldo do Fundo de Garantia. No distrato, o empregado não está autorizado a ingressar no Programa de Seguro-Desemprego.

O distrato é a rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).

Art. 472. O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato. a forma exigida para o contrato de doação, que é a forma escrita.

O presente contrato está sendo encerrado por motivo de <motivo>. As partes concedem-se mutuamente plena, geral, irrestrita e irrevogável quitação de todas as obrigações diretas e indiretas decorrentes deste contrato, não restando mais nada a reclamar de parte a parte, exceto as relacionadas no parágrafo a seguir.

Um processo em trâmite na Justiça comum, demora, em média, 42 meses até ser julgado.

A informação primordial sobre a aquisição de um imóvel ou distrato imobiliário deve constar na ficha de Bens e Direitos, no corpo da descrição do bem. O contribuinte precisa indicar o que aconteceu com a aquisição do bem, mencionando se houve reembolso, o valor que recebeu e se houve perda ou ganho.

O PRIMEIRO DISTRATANTE se responsabiliza pelas despesas advindas da realização do presente distrato. E para que produza seus efeitos legais e jurídicos, as partes firmam o presente contrato em duas vias de igual teor.

Se passar do prazo além desses 180 dias, o cliente pode desistir do imóvel, receber de volta tudo o que já pagou e a multa contratual, em valores revisados e corrigidos. O pagamento deve acontecer em até 60 dias corridos depois do pedido de distrato.