O que não pode faltar em um artigo científico?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Estrutura do Artigo Científico

  • Título.
  • Autor (es)
  • Epígrafe (facultativa)
  • Resumo e Abstract.
  • Palavras-chave;
  • Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),
  • Referências.

Introdução: neste apartado, o autor do artigo científico deverá informar o propósito e a importância do trabalho. Materiais e métodos: nesta parte do texto é explicada como foi feita a pesquisa. Resultados: o autor do trabalho deve apresentar os dados experimentais.

O Manual de Publicação da APA (1994) considera o resumo {abstract) um parágrafo do artigo e o mais importante, porque ele constitui o primeiro contato do leitor com um artigo; é com base no resumo que ele toma a decisão de ler ou não o trabalho inteiro.

Procure no artigo as características da população estudada, idade, sexo, doenças, etc... Procure no artigo se todos os objetivos estão descritos nas tabelas. Os gráficos precisam ser claros e limpos para a leitura correta. Desconfie da publicação caso não consiga identificar graficamente os resultados.

15 páginas

1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.

Cinco pontos que não podem faltar no seu projeto de pesquisa

  • 1) Começando pelo começo: o problema de pesquisa. ...
  • 2) Capriche na justificativa. ...
  • 3) Tenha clareza com seus objetivos. ...
  • 4) Método: o caminho para responder sua pergunta. ...
  • 5) Visualize os resultados esperados. ...
  • Mão na massa. ...
  • Cadastre-se para receber nossos posts.

Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Portanto, a produção de um artigo deve seguir, fundamentalmente, uma sequência lógica: introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências.

Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo.

A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como "eu penso", "parece-me", "como todo mundo sabe".

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

Assim, um bom artigo científico é aquele que, presumivelmente: a) apresenta uma proposta ousada, inovadora, inédita e de grande importância; b) faz uso de metodologias experimentais muito bem aceitas e que comprovadamente podem fornecer evidências contundentes se tal proposta é válida ou não, e; c) se a proposta em ...

O estudante acrescenta ainda que um “bom” artigo é aquele “que traz boas referências daquilo que já é consolidado na literatura”, sinalizando o entendimento de que, para desenvolver pesquisas, é preciso conhecer o que já foi publicado na área sobre o objeto de estudo focalizado, bem como dar visibilidade a essa ...

Um artigo científico apresenta uma estrutura com a seguinte ordem: Título, Resumo, Objeto, Objetivo Geral e Objetivos Específicos, Justificativa, Metodologia, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Além do uso das Referências Bibliográficas.

Qual a diferença entre artigo e TCC? Um artigo científico tem uma estrutura mais simples e costuma exigir menos laudas do que um TCC. Além do que, no TCC é exigida uma parte "prática", ou seja, uma análise mais aprofundada dentro de um contexto criado pelo estudante, para apresentar.

Serão permitidos até quatro (4) autores por Artigo Científico.

Para formular um texto científico é necessário conciliar objetividade, clareza, elegância, sedução, vigor e dinamismo. É imprescindível o emprego da terceira pessoa no texto (impessoalidade). A primeira pessoa NÃO poderá ser utilizada.