O que não pode deixar de comer na Itália?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 10 votos

Podem me julgar, mas eu não vou mentir. A primeira coisa que me vem à cabeça quando penso na Itália é… comida.
...

  • Tiramisu. Resolvi começar com minha sobremesa favorita no mundo… ...
  • Pizza Margherita. ...
  • Ribollita. ...
  • Tortelli di zucca. ...
  • Risotto alla milanese. ...
  • Polenta. ...
  • Ossobuco. ...
  • Arancini.

Em São Paulo, é possível encontrar pratos tão saborosos quanto os encontrados na própria Itália (Foto: Nerfee Mirandilla on Unsplash)

  • Cacio e Pepe do Nino Cucina.
  • Amatriciana do Vecchio Torino.
  • Polpettone do Jardim de Napoli.
  • Carbonara do Fame Osteria.
  • Tagliolini gratinati do Bottega Bernacca.

Assim como no Brasil, as frutas mais comuns na Itália são a maçã, a pera, a laranja, o abacaxi, o melão, a banana, a manga, o mamão, a uva e, de acordo com a época, a melancia, o kiwi, o morango, a cereja, o pêssego, a ameixa, o damasco, o figo, o mirtilo, a framboesa e a amora.

O dia começa com croissant/brioche e cappuccino ou, mais tradicional, com uma bela fatia de pão italiano com geleia (pane e marmellata). Tem também frutas, iogurte ou torradas e mel.

Lanche da tarde (Merenda)
Merenda costuma ser semelhante ao café da manhã e pode consistir em uma bebida quente com leite com pão e mel / geleia ou brioches; outros alimentos também são consumidos, como iogurte, gelato, granita, salada de frutas (ou apenas frutas), nozes, biscoitos e biscoitos, bolos, doces, etc.

Mas não tem arroz, feijão e bife na Itália? Tem sim, mas o arroz é diferente, o feijão é diferente e até os cortes de carne não são os mesmos. Uma farofinha então, é artigo de luxo e só para quem procura mesmo!

Valores para alimentação por dia
Se preferir economizar fazendo somente lanches, dá para ficar com uma despesa entre 10 a 15 Euros por dia; Se for almoçar e jantar em um restaurante (a la carte, por exemplo), pode considerar uma média de gasto entre 50 e 60 Euros por dia.

Apesar disso, as mais famosas são as feitas na Itália, com um destaque para a pizza de Napoli. É bem raro encontrar alguém que nunca ouviu falar sobre a pizza Napolitana. Ela ficou famosa por seu sabor único e maneira de comer. Nada de usar garfo e faca para apreciá-la, o jeito certo é comer com as mãos.

Nada de pão com presunto assim que acordar! Grosso modo, os italianos preferem um café da manhã doce. É comum comer biscoito (bolacha!) acompanhado por uma xícara de café com leite (caffelatte e biscotti), se tomarem café da manhã em casa.

Quando não ir para Roma
Como falei no início, evite novembro e os meses de inverno. Essa é a época que faz mais frio e chove muito em Roma. Então, se tiver datas flexíveis para viajar, evite novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Desses, dezembro e janeiro são os piores meses.

Basta consumir 236 gramas por dia.

Na Itália é considerado muito ofensivo e mal-educado. Precisa chamar o garçom? Basta um simples 'cameriere! '.

Uma forma fácil de não errar, pedir o que quer e ser educado é: – Buongiorno, un piatto di penne per favore! – Buona sera, un'insalata per favore!

Encomende água da torneira ou lattes.
Quando você está fora para uma refeição na Itália, seu garçom provavelmente vai perguntar se você quer água espumante ou ainda. Se você quiser água com sua comida, você terá que escolher uma – e você terá que pagar por ela.

Pequeno-almoço (Colazione)
É muito mais doce, um pouco como brioche, e a maior parte das vezes vem recheado de creme, compota, ou nutella. Opções mais saudáveis incluem cereais, iogurte, ou torrada com um tipo de pasta à escolha (ou seja, nutella).

Já na Itália, a produção de batata-doce é de nicho com 600 hectares cultivados e 13 mil toneladas de produção com 80% do volume saindo de Veneto.

O almoço é a principal refeição para os italianos e consiste em seis passos distintos: aperitivos (antipasto), prato principal (primo piatto), acompanhamento (secondo piatto), saladas ou legumes (contorno), sobremesa (dolce) e por fim as bebidas (digestivo).