O que não pode comprar no Vale-alimentação?

Perguntado por: eviana7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Com a mudança das regras a cerca do vale alimentação no ano passado, a compra de alguns produtos será proibida a partir de 1º de maio, como bebidas alcoólicas, produtos de limpeza e higiene, cigarro, cosméticos, maquiagem, eletrodomésticos e utensílios de cozinha.

que o Vale Alimentação é um benefício concedido pelas empresas aos seus colaboradores, para pagamento de produtos de gênero alimentício substituindo assim uma cesta básica, não sendo possível atendê-lo para compras de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, têxtil, bazar e bebidas alcoólicas.

Por lei, segundo a Portaria nº 03, no dia 1º de março de 2002, é proibido a compra de bebida alcoólica por meio do Vale Alimentação. Porque, o benefício deve ser usado para adquirir produtos que resguardem a vida do trabalhador.

Você pode pedir uma deliciosa pizza e pagar com os cartões refeição Alelo, Sodexo, Ticket ou VR.

Agora vamos à principal pergunta do texto: posto de gasolina aceita vale-alimentação? A resposta é não. O auxílio deve ser usado apenas para a compra de produtos alimentícios que necessitam de preparo em estabelecimentos credenciados na CNAE.

“Não vi muitas vantagens ou desvantagens para o trabalhador, mas é lei e será regulamentado a partir de maio. O estabelecimento quer o vale, pouco interessa a bandeira, o que interessa é o valor dentro dele. Agora você só pode usar para compras de refeição de gêneros alimentícios, e o saldo não poderá ser sacado”.

Novas regras para vale-refeição e vale-alimentação: veja o que...

  • VA e VR só poderão ser usados para comprar alimentos.
  • Troca de bandeira do cartão.
  • Aceitação de bandeiras.
  • Saque de saldo não utilizado.
  • Rebate proibido.
  • Proibição do pós-pagamento.

Celular, liquidificadores, ventiladores, lingeries, produtos cosméticos são só uma amostra do mix de produtos que os clientes podem comprar, sem nenhuma burocracia, utilizando os cartões subsidiados pelo governo da bandeira Visa Vale.

Normalmente, enquanto o vale-alimentação pode ser utilizado em supermercados, o vale-refeição é aceito em restaurantes, lanchonetes e padarias, desde que esses sejam credenciados.

É importante lembrar que segundo a Portaria nº 3 do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o vale-alimentação não pode ser usado para a compra de quaisquer outros itens que não sejam alimentos, assim como bebidas alcoólicas e cigarros.

O que eles alegam além de estarem amparados na LEI é que a SODEXO também não permite a compra de produtos de higiene e/ou limpeza.

De uma forma geral, grandes redes de supermercados, como o Carrefour, o Extra e o Dia, são algumas das parceiras do cartão-alimentação. Esses estabelecimentos são comuns em cidades maiores, mas vale consultar a aceitação de outras redes próximas da sua residência.

O que eu posso comprar com meu cartão vale-alimentação? O cartão alimentação só pode ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios, com exceção de bebidas alcoólicas, nos supermercados, mercearias, açougues e hortifrútis que fazem parte da rede credenciada Sodexo.

Lembrando que, por Lei (Portaria nº. 03, de 1 de março de 2002), o vale-alimentação não pode ser utilizado para comprar itens que não sejam alimentos, nem bebidas alcoólicas ou cigarros. O estabelecimento que for flagrado aceitando o benefício para esses fins está sujeito a sofrer as respectivas punições.

Sim, mesmo que a falta seja justificada, o empregador pode descontar no VA ou VR o dia não trabalhado. Sempre verifique com o RH da empresa sobre essa possibilidade, pois cada empresa, nesse caso, tem uma política própria.

60 dias

Uma outra mudança importante diz respeito ao saque do vale-alimentação ou refeição, o benefício poderá ser sacado após 60 dias do seu recebimento. Contudo, até se passar os 60 dias, os trabalhadores ficarão limitados a utilizar o benefício exclusivamente com itens relacionados à alimentação.