O que não pode comer quem tem ferritina alta?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Dieta para ferritina alta

  • Alimentos que devem ser EVITADOS: – Carne vermelha, fígado, coração de galinha, moela, ou seja, as vísceras em gerais; ...
  • Alimentos que devem ser CONSUMIDOS: ...
  • Evitar a absorção do ferro (QUELAR O FERRO);

Além de serem ricas em gorduras; • Evitar alimentos ricos em ferro (carne vermelha, gema de ovo, feijão, ervilha, salsa); • Evitar alimentos industrializados enriquecidos de ferro; • Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão) associada a ingestões de alimentos fontes de ferro ou ...

normais: < 200 ng/mL para mulheres na pré-menopausa e < 300 ng/mL para homens; limite superior a normalidade: < 200 a 300 ng/mL para mulheres na pós-menopausa; acima de 1000 ng/mL: o indivíduo deve ser encaminhado a um especialista, como hematologista, endocrinologista ou gastroenterologista.

Como a ferritina alta é um marcador inflamatório, não é raro que pacientes com quadros graves de Covid apresentem essa alteração. “A ferritina é uma proteína que está relacionada a inflamações, então se você tiver uma infecção viral, como hepatite ou o próprio coronavírus, aumentará a produção da substância.

Suco de limão
O limão é uma fruta rica em vitamina C e ferro – uma combinação perfeita para evitar um quadro anêmico, pois, além do ferro ser o principal mineral para combater a anemia, a vitamina C ajuda no bom funcionamento dos órgãos responsáveis pela absorção do ferro para o organismo.

Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.

Obs.: Existem frutas que, embora sejam fontes de vitamina C (nutriente que estimula a absorção de ferro), entram no grupo de alimentos que fornecem uma quantidade muito baixa do mineral - tais como melão, mamão e banana.

Uma vez diagnosticado, o excesso de ferro no sangue pode ser tratado utilizando-se medicações que diminuem a absorção de ferro no intestino (do ferro que está presente nos alimentos) e, em casos mais acentuados, através de retirada de sangue (sangria).

Se a deficiência de ferritina não for grave, o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos ricos em ferro e em vitamina C (para melhorar a absorção do mineral). Em casos mais graves, pode ser necessária a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).

Qual carne posso comer com ferritina alta? Como aumentar a ferritina – Por outro lado, para aumentar os níveis de ferritina deve-se incluir na dieta alimentos ricos em ferro. Vamos a alguns deles: Carnes: carne vermelha, frango, peixes e carne de porco são boas fontes de ferro.

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

Os níveis normais de ferritina variam entre 50 a 300 mg. Quando ultrapassam 1000 mg, a situação deve ser investigada por um médico. Porém, mesmo com o nível elevado, o paciente não precisa, necessariamente, afastar-se de alimentos ricos em ferro.

Ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, responsável pelo armazenamento do ferro no organismo. Assim, o exame de ferritina sérica é feito com o objetivo de verificar a falta ou excesso de ferro no organismo.

Frutas cítricas também previnem a ferritina baixa

  • Kiwi.
  • Morango.
  • Abacaxi.
  • Laranja.
  • Tangerina.
  • Framboesa.
  • Mirtilo.

O aumento da ferritina deve-se o fato do EM, reger efeito protetor ao organismo, multiplicando as hemácias e, assim, as ligações do ferro na proteína. Sugere-se então, trocar EM por exercício intenso.

Beterraba

Beterraba
A versão cozida contém um menor nível de ferro. Ainda assim, não pense que essa é a única razão para consumir essa raiz, já que ela também é boa para coração, ossos e cérebro, além de ajudar a regular o índice glicêmico, que controla a quantidade de açúcar no sangue.

Peito de frango (0,4 mg a cada 100 g); Coxa de frango (0,9 mg a cada 100 g); Carne de porco (0,7 mg a cada 100 g); Feijão cozido (1,7 mg a cada 100 g); e.

O tomate tem poucas calorias e muitos nutrientes: é rico em licopeno, vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro.