O que não pode comer quando está com a garganta inflamada?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Em caso de garganta inflamada, é sempre aconselhado consultar um clínico geral ou otorrinolaringologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, anti-histamínicos ou antibióticos.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

2 - Laranja: As frutas cítricas como a laranja, possuem uma quantidade considerável de vitamina C, antioxidante e anti-inflamatório responsável por fortalecer o sistema imunológico e deixar nosso corpo livre de enfermidades. O limão também pode ser acrescido nesse grupo e contribuir com a melhora da garganta.

Uma inflamação viral de garganta , como uma faringite , por exemplo, dura em média 3 a 5 dias. Já uma infecção bacteriana das amígdalas - a amigdalite bacteriana , pode durar um pouco mais se não tratada com antibióticos e também vem com uma febre, prostração e mal estar superiores as da faringite viral.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

O sorvete não piora esse tipo de dor. Pelo contrário, o gelo pode, sim, ser um bom aliado para aliviar essa sensação. Por outro lado, se a dor de garganta tiver causa infecciosa – ou seja, se for causada por vírus ou bactérias –, tomar sorvete pode piorar tudo.

Olá, o consumo de lactose não provoca esses sintomas descritos, contudo, o leite pode ocasionar dores e inflamação pois aumenta produção de muco que oportuniza infecção.

Suco de toranja
Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta é o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim o desconforto da garganta inflamada, assim como outros sintomas típicos de gripes e resfriados.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Causa da amigdalite bacteriana
Além disso, essa infecção pode ser também transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
É comum que no processo inflamatório o paciente apresente os seguintes sintomas:

  1. Calor (aquecimento).
  2. Rubor ou hiperemia (vermelhidão).
  3. Edema (inchaço).
  4. Hiperestesia (dor ao toque).
  5. Perda de função.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

Dor de garganta
O ibuprofeno pode ser usado para aliviar a dor de garganta, chamada amigdalite ou faringite, que geralmente ocorre devido a infecção viral provocada pelo resfriado comum.

Por ser um analgésico, a dipirona alivia dores de nível moderado ou intenso, então alguns médicos podem receitá-la para auxiliar contra a dor de garganta.

“Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Tomar água gelada, refrigerante, sorvete faz mal para a garganta. “Provoca vaso contrição, ou seja, chega menos sangue, menos proteção para aquela região e o abuso do gelado é fundamental para se desenvolver processos de dor e irritação na garganta”, explica o médico.