O que não pode comer pós-parto cesária?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Que Não Pode Comer Depois da Cesárea

  • Feijão.
  • Outras sementes oleaginosas.
  • Cebola.
  • Repolho.
  • Chocolate.
  • Café
  • Leite de vaca.
  • Refrigerante.

Sim, não existe nada que contra indique seu consumo. A alimentação após o procedimento deve ser rica em cálcio e ferro, além da hidratação que não deve ser esquecida.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Pode comer arroz no pós-parto? Sim, não há restrição específica para o grão de arroz — o cuidado que pode ser tomado é não ingerir em excesso o arroz ou qualquer outro alimento, já o excesso pode trazer desconforto estomacal para mãe e bebê.

Depois de retirar a placenta há uma queda dos hormônios na mulher, ocorrendo a redução da libido, bem como da lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo em último plano.

Normalmente, recomendo 45 dias,mas se vc está bem,não sente nada,começe com tarefas leves. Um abraço.

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

O Que Pode Comer Depois da Cesárea. A dieta do pós-parto da cesárea deve ser rica em cálcio, ferro e colágeno. Pode-se comer de tudo2, mas especialmente carnes vermelhas, laticínios e alimentos como frango e feijão, por exemplo, pois ajudam na formação de colágeno e facilitam a cicatrização da pele.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

Em casos de cólicas no bebê, a mãe pode evitar alguns alimentos que podem provocar essa condição, como laticínios, chocolate, feijão, ervilhas, nabo, brócolis, couve-flor, repolho e pepino, por exemplo.

RESPEITE O RESGUARDO
O tempo recomendado para retornar a realizar atividade física é de 6 a 8 semanas. O mesmo período é recomendado para a mulher voltar a ter relações sexuais. Mesmo assim, a especialista alerta que o sexo pode ser difícil para algumas mulheres.

Café da manhã
Prepare duas panquecas de banana misturando 2 unidades da fruta, 2 ovos e 1 colher de aveia. Você pode acrescentar 1 colher de chá de mel sobre as panquecas e, para complementar a refeição, comer uma porção de frutas picadas ou 2 fatias de queijo branco.

Não coma alimentos que possam fermentar no organismo
Depois da cesárea, a mulher recebe pontos e ocorre uma certa dor na região. Por isso, o ideal é evitar alimentos como brócolis, feijão, couve, batata-doce e nabo. Enfim, os que geram mais gases devem ser evitados para não ocorrer uma distensão abdominal.