O que não pode comer depois do parto cesárea?

Perguntado por: rinfante9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

São eles: Feijão. Outras sementes oleaginosas. Cebola.

A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo. Outra propriedade incrível da banana para mulheres no pós parto é o triptofano, um aminoácido que contribui para a sensação de bem-estar e ajuda a controlar a ansiedade.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

No caso da cesárea, lavar a cicatriz com água e sabão neutro já é suficiente. Vale lembrar que deixar a área arejada também pode ajudar. Além dos cuidados de limpeza, é preciso ficar atento a possíveis sangramentos, aberturas e saída de secreções. Se isso acontecer, procure ajuda médica o mais rápido possível.

O local do corte onde ficará a cicatriz de cesárea, deve ter cuidados e higiene especial. Não é recomendado o uso de nenhum produto de higiene especifico além de agua e sabão neutro. Cremes, hidratantes devem ser evitados na área já que o local deve ficar sempre seco e limpo.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

A comida e o café não podem ser requentados porque podem causar dor de barriga, cólica e infecção.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal. A maioria das mulheres não apresenta complicações no parto que possam influenciar sua sexualidade.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

A amamentação deitada de lado é uma boa opção se você passou por uma cesárea. Deite-se confortavelmente de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando o corpo dele com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha. Use a outra mão para levar o mamilo até os lábios do bebê.

Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos. O que não é indicado é agachar-se.

Ácido Fólico. Para fornecer quantidades suficientes, você deve incluir alimentos ricos em ácido fólico em sua dieta pós-parto. Entre eles estão feijão, vagem, brócolis, alface, nozes, amêndoas, banana, laranja, mamão, uva e morango.

- Drenagem linfática: uma massagem suave pode ser feita assim que a mulher sai da maternidade. Ela estimula o sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas e redução do inchaço. “Mas evite movimentos sobre o útero nos primeiros dias” - diz Apolonia.