O que não pode comer depois de comer jaca?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Então lembre-se: JAMAIS misture esses alimentos!

A jaca também pode ser prejudicial se você a comer com leite ou bebidas carbonatadas. Pode causar problemas de digestão e pele. Você deve evitar beber água após o consumo de jaca, pois pode causar diarreia.

E então, será que faz mal comer jaca à noite? Uma coisa já podemos adiantar: se você comer quantidades muito elevadas de jaca à noite – ou em qualquer outro período do dia – corre grandes riscos de passar mal sim. Isso porque tudo o que é consumido exageradamente pode fazer mal ao organismo.

– Uma das grandes vantagens é que, pelo sabor, ela pode substituir alguns doces no dia a dia. Essa não é uma fruta que se costuma comer em demasia. Mas, para qualquer perfil de pessoa, não é recomendável exceder a porção de uma xícara da polpa diariamente – completa a nutricionista e fitoterapeuta.

É importante ressaltar que em excesso a jaca pode causar flatulência (gases), devido a má digestão do açúcar. Logo, pessoas com intolerância a lactose devem tomar cuidado e seguir uma orientação nutricional.

Ingerir jaca à noite faz mal à saúde devido às suas quantidades de carboidratos que podem causar efeitos ruins ao organismo. A jaca é o fruto da jaqueira, uma árvore tropical de grande porte, cultivada principalmente em regiões asiáticas e no Brasil.

Enquanto não há estudo com humanos nesse assunto, o melhor é evitar misturar essas frutas com bebida alcoólica, mas que as demais frutas estão liberadas.

A jaca tem a reputação de ser considerada uma fruta “indigesta ou pesada”. Evite ingeri-la à noite. Não misturar com outros alimentos, frutas ou bebidas.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

Benefícios da jaca para seu organismo
Combate a pressão alta: por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana.

Com uma grande quantidade de proteínas a Semente de Jaca pode ser consumida adicionando-as nos pratos em que você cozinha. Ela pode substituir as lentilhas em sua dieta diária. As Proteínas são blocos de construção que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de músculos, ossos, ligamentos e tecidos.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa. A farinha da semente de jaca possui alto teor de proteína (12%).