O que não pode comer depois da retirada da vesícula?

Perguntado por: uramos8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras ...

Por isso, a alimentação após a retirada da vesícula deve ser bem-cuidada e alterada aos poucos, garantindo a melhor adaptação do organismo que não terá mais a vesícula para armazenar a bile. Nos primeiros dias, a “dieta” deve ser mais líquida, com o consumo de sucos, caldos, gelatinas. Nada sólido por enquanto.

Tem 10 dias que operei da visicula , posso comer feijão tropeiro ? Oi! Não há grandes restrições alimentares após tal cirurgia. O ideal seria evitar o consumo de alimentos gordurosos.

Pão pode comer, porem com moderação. Já o ovo e alimentos gordurosos é aconselhável comer com parcimônia, uma vez que é comum ter diarreia, nas primeiras semanas ao ingerir alimentos gordurosos.

Liberada para vida normal, exceto levantar peso, pois no umbigo , aonde entra a fibra ótica, o orifício é maior e damos um pontos em cruz , comum fio que leva de 45 a 90 dias para ser reabsorvido. Caminhar pode! Levantar peso , esperar, tomar cuidado por até 60 dias.

A principal causa da hérnia é o não fechamento durante o término do procedimento, o que é realizado por alguns médicos, e o ganho de peso. Para evitar, evitar pesos excessivos e exercícios extenuantes nos primeiros 2-3 meses de cirurgia e evitar engordar.

A retirada da vesícula não impede a ingestão de doces. Doces de frutas somente(como por exemplo doce de maçã, doce de mamão) não contêm gorduras como os doces à base de chocolate, de creme de leite, etc, por isso, no caso da ingestão de doces melhor dar preferência a estes.

Após a cirurgia de retirada da vesícula é importante evitar alimentos com alto teor de gordura, como carnes vermelhas, bacon, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, leite e derivados com alto teor de gorduras, chocolate, abacate, coco, amendoim, sorvete, bolos, bolachas, pizza e frituras em geral.

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.

Via de regra não existe nenhuma restrição de posição para se deitar após uma colecistectomia laparoscópica. O paciente pode se deitar como achar mais confortável, desde o primeiro dia.

Durante as primeiras semanas, normalmente, o paciente pode comer de tudo, menos alimentos muito gordurosos, como chocolate, queijos amarelos, coco, amendoim, carne vermelha, entre outros. Mas essa restrição não costuma ser definitiva.

Dieta após cirurgia de vesícula: alimentos indicados
Vegetais frescos, como chuchu, vagem, tomate, repolho, rúcula e cenoura. Cereais integrais, como aveia, arroz integral, pão integral e macarrão integral.

O ideal, é fazer uma dieta leve e baseada em peixes, frango sem pele, peru, frutas, legumes cozidos, grãos integrais como aveia e linhaça, arroz integral, pão integral, leites e iogurtes desnatados e queijos brancos, como ricota. Também é importante manter-se hidratado, bebendo bastante água e sucos naturais.

Recuperação após a cirurgia de vesícula
É também importante que o paciente evite ficar muito tempo sentado ou deitado e, por isso, deve andar várias vezes ao dia.