O que não pode comer com vesícula inflamada?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Piores alimentos para a saúde da vesícula biliar

  • Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo.
  • Leite integral e derivados.
  • Embutidos.
  • Carnes gordas.
  • Oleaginosas.
  • Peixes gordurosos, como o salmão.
  • Doces e chocolate.

A dieta na crise de vesícula deve ser constituída por alimentos pouco gordurosos, reduzindo o consumo de frituras e embutidos, ingerindo uma maior quantidade de água porque estes cuidados ajudam a diminuir os sintomas de crise na vesícula como dor e incômodo abdominal.

Sintomas de vesícula inflamada
Dor aguda no lado direito do abdome. Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes.

Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras.

O que tomar para aliviar dor de cálculo biliar? Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica. O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Café diminui risco de pedra na vesícula
A mesma revisão científica mostrou que o consumo moderado de café ajuda a diminuir o risco de contrair pedra na vesícula. A condição é causada pelo acúmulo de resíduos petrificados na vesícula biliar, órgão que produz a bile.

Detalhes. Quem tem pedra na vesícula precisa diminuir o consumo dos alimentos gordurosos. Cristina já foi parar no hospital com o problema, mas não consegue evitar pão francês, pipoca, chocolate e pastel.

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.

Já vi pessoas fazendo na manteiga, no óleo, no azeite e é aí que está o problema para quem tem pedra na vesícula. Quanto mais óleo e gorduroso estiver, maior os riscos! Prefira o ovo cozido ou se for preparar um omelete ou fazer frito que tenha muito pouco óleo.

Evite doces
O consumo de açúcar, grãos refinados e refrigerantes no estudo divulgado pelo Journal of Health Population and Nutrition esteve associado a um risco aumentado de doença da vesícula biliar.

Se você tem sintomas gastrointestinais relacionados com problemas da vesícula, o omeprazol não é um medicamento que vá ajudar. Mais uma vez, o uso do omeprazol só está indicado em doenças gastroesofagianas relacionadas com a acidez gástrica.

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras.

Os principais sinais e sintomas são:

  1. Dor súbita e intensa na parte superior direita do abdômen, geralmente após refeições;
  2. Náusea;
  3. Vômito;
  4. Cólicas;
  5. Dores pontuais nas costas;
  6. Inchaço;
  7. Dor de cabeça;
  8. Febre.

Muitas pessoas podem ter excesso de gases e ser algo normal. No entanto, a frequência desse quadro deve ser averiguada. Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

Essa inflamação pode ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas.

Nesse caso, dormir do lado esquerdo é uma opção porque facilita o trabalho da vesícula, que pode se contrair e expandir com mais liberdade. Dessa forma, o ducto biliar pode ser desobstruído, diminuindo o processo inflamatório e as dores.

O Buscopan Composto é indicado para dores mais fortes e agudas que o paciente venha a sentir na região abdominal. Sua função antiespasmódica alivia um dos principais sintomas de cálculo renal e pedra na vesícula, que é a intensa cólica na barriga.