O que não pode comer com síndrome do intestino irritável?

Perguntado por: dchaves . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Eis alguns desses alimentos:

  • couves (exceto brócolos)
  • cebola e alho.
  • leguminosas (feijão castanho e branco, nastúrcios)
  • alguns sumos de fruta puros (devido ao seu elevado teor de frutose sem fibras)
  • algumas frutas, como a maçã, a pêra ou a manga.
  • refrigerantes.
  • alimentos ricos em açúcar e gorduras.

Os sintomas tendem a ir e vir com o tempo, e podem durar dias, semanas ou meses. Normalmente, trata-se de uma condição para a vida que pode ter impacto na vida do doente. Apresentamos alguns sintomas frequentes de SII: Dor de estômago ou cólicas que, geralmente são piores depois de comer e melhoram depois de defecar.

Sal e açúcar
O sal grosso tem efeito osmótico, aumentando o fluxo de água para dentro dos intestinos. Isso favorece a irritação intestinal. Da mesma forma, diminua a ingestão de açúcar, principalmente de doces muito concentrados, como brigadeiro, quindim e leite condensado.

A dor pode se apresentar em episódios de dor contínua e forte ou cólicas, normalmente na região inferior do abdômen. Os sintomas da SII também podem incluir aumento da circunferência abdominal (distensão), muco nas fezes e sensação de esvaziamento incompleto após a defecação.

Aveia. Frutos secos e seus derivados: amendoim, castanha, nozes, pistache, entre outros. Deles são feitos óleos, farinhas ou podem ser comidos naturais. Chás com propriedades digestivas.

Cardápio com Baixo FODMAP para Síndrome do Intestino Irritável

  • Sugestão de Cardápio com Baixo FODMAP. 1) Procure variar os alimentos; ...
  • Café da manhã Leite e laticínios sem lactose. ...
  • Lanches. Amêndoas, castanha do Pará, nozes (evitar pistache); ...
  • Almoço e Jantar.

Utilize temperos na comida, como alho,alecrim, açafrão da terra e orégano. Consuma abacaxi e mamão que são frutas que auxiliam na digestão e chá de gengibre e erva doce para barriga inchada e gases.

Frutas Ricas em FODMAP: Maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, abacate, sucos naturais, frutas secas, mel, frutose, xarope de milho. Frutas pobres em FODMAP: Banana, amora, carambola, uva, abacaxi, melão, kiwi, limão, lima, laranja, tangerina, morango, maracujá.

Além desses, bebidas gaseificadas e alcoólicas, carne de porco e alimentos com glúten como pão, macarrão e biscoitos devem ser retiradas do cardápio.

Dieta rica em fibras e laxativos osmóticos, como o leite de magnésia e a lactulose, ajudam a aliviar os sintomas. Além desses, drogas capazes de acelerar o trânsito intestinal e diminuir a consistência das fezes também são úteis.

Não é uma doença perigosa, não leva a nada grave no futuro, porém, incomoda bastante o paciente. O tratamento nem sempre é fácil. As drogas mais utilizadas atuam diminuindo ou acelerando as contrações musculares da parede intestinal.

Essa anormalidade pode resultar em dor, diarreia ou constipação. Inflamação no intestino – algumas pessoas diagnosticadas com a SII apresentam um número maior de células do sistema imunológico em seus intestinos. O que pode estar associado aos episódios de dor, flatulência e diarreia.

Quais as causas da síndrome do intestino irritável? Entre as principais causas, há um forte componente emocional ligado a grandes cargas de estresse e ansiedade. Nos momentos mais intensos, pode ocorrer agravamento dos sintomas.

Principais opções de sucos laxantes

  • Suco de mamão, ameixa e aveia. Ingredientes: ...
  • Suco de pera, uva e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de beterraba, cenoura e laranja. Ingredientes: ...
  • Suco de mamão, laranja e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de maracujá, couve e cenoura. Ingredientes: ...
  • Suco de morango e kiwi. ...
  • Suco de espinafre e ameixa.

O arroz branco é conhecido por ser benéfico para quem tem SII com predominância diarreica e o arroz integral aconselhado nos casos de SII com predominância obstipante. Porém, a dieta Low FODMAP vem provar que o arroz é bem digerido e recomendado, tanto nos casos de SII com predominância de diarreia como de obstipação.

Alguns chás, como o chá de camomila ou o chá de hortelã-pimenta, podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor abdominal, cólica ou excesso de gases, por exemplo, pois possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes do trato gastrointestinal.

Dor abdominal acompanhada de alterações do hábito intestinal – diarreia, constipação ou ambos de maneira alternada, quando ocorrem com alguma frequência, são sintomas que podem ser indicativos da síndrome do intestino irritável, um mal que, segundo as estimativas, afeta entre 10% e 20% da população, com maior ...

Observam-se, também, alterações da forma das fezes, que na mesma pessoa podem ser: finas, caprinas (pequenas pelotas), duras, sem forma, diarreicas ou normais e com a presença de muco. Os sinais de alarme (febre, emagrecimento, sangramento anal) nunca são encontrados.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam alguns sintomas característicos da doença, como dor abdominal, gases, flatulência e diarreia.