O que não pode colocar no aquário?

Perguntado por: lcarvalho5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Aqui estão 4 itens que você nunca deve colocar no aquário:

  1. PLÁSTICO. Há quem mergulhe estatuetas, bonecas ou carros de brinquedo no aquário, não há nada mais errado: ...
  2. CERÂMICA. Até a cerâmica pode esconder armadilhas reais. ...
  3. MADEIRA NÃO TRATADA. ...
  4. AREIA DA PRAIA E CONCHAS.

A água da torneira não é adequada para aquários
Por exemplo, são comuns tratamentos ocasionais com cloro e baixa contaminação por metais pesados – mesmo de acordo com os padrões de segurança modernos. Os poluentes introduzidos no aquário pela água da torneira, como o cloro e metais pesados como, p.

Por que aquário redondo é prejudicial
Em sua maioria, esse tipo de aquário não é uma boa opção para os peixes, devido a alguns fatores relacionados ao seu formato, como distorção de imagem, dificuldade de adicionar filtros e pouco espaço de contato entre água e superfície (ar).

De uma forma geral os peixes conseguem se manter bem até 12 a 24 horas dentro do saco plástico para transporte, porém quanto antes você introduzi-lo num tanque, melhor. Quanto mais tempo o peixe fica na água do plástico, mais ela perde a oxigenação, causando mal ao peixe.

A melhor água para aquário deve ser mais pura e limpa possível, livre de qualquer substância tóxica como o cloro, metais pesados e compostos nitrogenados.

Escolha belas plantinhas
Você encontra vários tipos de plantas vivas para aquário em casas de aquarismo. A Alface D'água, por exemplo, é muito popular e pode ser uma boa opção. Ela fica na superfície do aquário. Também há a Elodea Densa, que é linda e atribui um charme especial ao aquário decorado.

Um aquário montado a algum tempo, especialmente se tiver filtro biológico de fundo, tem tendência a apresentar uma acidificação gradual da água, que não é causada por propriedades químicas das coisas usadas dentro do aquário, mas sim pelo acúmulo de sujeira em decomposição no fundo do aquário.

Uma dica de como deixar a água do aquário cristalina naturalmente é adquirir peixes que limpem esse espaço. Isso mesmo! Algumas espécies gostam de se alimentar de matéria orgânica e de restos de alimentos de outros peixes. No entanto, alguns equipamentos também podem te ajudar nessa tarefa.

Nos aquários o oxigênio tem papel fundamental em diversos processos desde crescimento de plantas, peixes, corais, das bactérias nitrificantes, na oxidação de compostos químicos tóxicos, no controle de organismos patogênicos e em vários outros processos.

O cloro na água do aquário pode prejudicar intensamente a saúde dos peixes, já que queima suas brânquias e suas mucosas, intoxicando-os.

Cloro e suas formas
O cloro é um oxidante forte que pode ser extremamente tóxico para peixes e outros animais que vivem na água. É frequentemente expresso como cloro livre, cloro combinado e cloro total.

O correto é deixar a iluminação por lâmpadas ocorrer por 8 ou 10 horas por dia para água doce e de 10 a 12 horas para água salgada. Isso porque alguns peixes possuem hábitos noturnos, e não saem para comer nem caçar enquanto houver luz em excesso. Já os peixes com hábitos diurnos só dormem em ambientes escuros.

Peixes é mais carente, dependente, enquanto Aquário é livre, independente. Isso pode acabar tornando a relação difícil, cheia de mágoas e cobranças da parte de Peixes, e de irritação da parte de Aquário.

A resposta para essa pergunta é sim!