O que não pode colocar na marmita congelada?

Perguntado por: mpinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O que NÃO devemos fazer em hipótese alguma é congelar:

  • Ovos cozidos;
  • Molhos;
  • Patês;
  • Peixes enlatados;
  • Saladas com folhas;
  • Batatas cozidas ou fritas;
  • Maioneses;
  • Creme azedo;

Amasse as batatas para fazer o purê - use leite e manteiga/margarina se preferir, mas nunca gordura vegetal. Deixe esfriar completamente e, em seguida, guarde em saquinhos de congelar alimentos – muitos preferem aqueles com fechamento em zíper. Remova o excesso de ar e leve ao congelador!

Sim! Dá para congelar ovos! É só fazer a mistura da clara e da gema (como se fosse fazer um omelete), e colocar para congelar em um pote bem fechado. Você pode congelar quantos ovos quiser no mesmo recipiente, apenas lembre-se de anotar na embalagem a quantidade de ovos que foram armazenados.

Pode congelar feijão temperado? Depois de temperado, o feijão até pode ser congelado, mas ele não terá o mesmo sabor de preparação fresquinha. Nesse caso, o mais indicado para reaproveitar as sobras é fazer uma sopa ou até mesmo um bolinho de feijão.

Nunca coloque os alimentos ainda quentes no congelador, pois, além de facilitar o armazenamento de água junto ao alimento, isso irá elevar o consumo do aparelho. Mantenha sempre o freezer a -18ºC ou menos.

Preparar as opções de almoço para toda a semana é uma boa ideia para quem quer ter uma alimentação mais saudável e economizar. Até mesmo as pessoas que possuem pouco tempo disponível podem preparar marmitas para a semana inteira em apenas uma hora.

Antes de colocar a massa no freezer, espere ela esfriar completamente. Só então coloque o pote no congelador. O macarrão cozido dura no congelador cerca de três meses. Você tem todo esse tempo para criar novas receitas e utilizar a massa congelada.

Independentemente do corte, a carne já pronta pode ser armazenada no freezer por no máximo 3 meses.

Coloque na frente do freezer os alimentos com validade menor. Embalagens pequenas permitem retirar a quantidade certa de cada refeição, reduzindo desperdício. Não deixe o espaço superlotado: o ar frio precisa circular entre os alimentos. As portas devem estar bem vedadas para manter a temperatura correta.

Como fazer marmitas para congelar: quais ingredientes usar
Assim, o ideal é optar por alimentos como carnes, sopas, arroz, feijão, molhos, purês, legumes e verduras. Evite alimentos crus e alimentos derivados do leite, como iogurtes, creme de leite e maionese, já que estragam com mais facilidade.

A maior parte das refeições prontas congeladas traz malefícios para a saúde, pois a indústria normalmente utiliza carnes de baixa qualidade e ingredientes ricos em gordura e sal para melhorar o sabor do alimento congelado e reduzir os custos de produção.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Essa água ( vou explicar de forma rápida e fácil) nada mais é do que a água que fica dentro do alimento, que ao ser congelado e descongelado incorretamente, os cristais de gelo rompem a parede das células, “vazando” assim a água do seu alimento.

Prefira congelar seus verdes já preparados. Um maço de couve cru colocado no freezer vai perder totalmente sua textura. No entanto, a couve picada, refogada e temperada com sal e pimenta-do-reino KITANO pode ser levada ao congelador sem medo.

Sim, você pode congelar ovo cozido. Mesmo assim, tenha em mente que essa não é a melhor forma de congelar os ovos, pois sabor e textura podem mudar bastante após o descongelamento, fazendo com que o consumo do alimento não seja tão agradável quanto quando eles estão frescos.

A marmita pode ser feita com as sobras do jantar, mas não precisa ser sempre a mesma combinação de arroz, feijão e ovo frito: com toques especiais, ela vai ficar com uma cara deliciosa e deixar seus colegas com água na boca.

O líquido do ovo aumentaria durante a congelação e isto faria com que explodisse. Também não se recomenda congelar ovos cozidos. Estes perdem o sabor e adquirem uma consistência estranha, tornando-se elásticos e duros. Mas as claras ou as gemas de ovo podem ser congeladas sem qualquer problema.