O que não pode colocar na marmita?

Perguntado por: omendes6 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

3- Quais alimentos não podem ser congelados

  • Ovos cozidos;
  • Molhos;
  • Patês;
  • Peixes enlatados;
  • Saladas com folhas;
  • Batatas cozidas ou fritas;
  • Maioneses;
  • Creme azedo;

Existem alguns cuidados necessários para utilizar a marmita de isopor. Evite colocar os alimentos ainda quentes, pois isso faz com que eles produzam vapor e fiquem úmidos. Assim, correm o risco de azedar.

O macarrão é um dos melhores pratos para fazer para a marmita, principalmente porque é possível prepará-lo de várias formas e a maioria é bem fácil e rápida. Por aqui, você encontra diversas receitas como macarrão à bolonhesa, macarrão ao molho branco e muito mais!

Assim, o ideal é optar por alimentos como carnes, sopas, arroz, feijão, molhos, purês, legumes e verduras. Evite alimentos crus e alimentos derivados do leite, como iogurtes, creme de leite e maionese, já que estragam com mais facilidade.

“Quando se coloca os alimentos mornos dentro da marmita ou quentes, eles liberam vapor. Essas gotinhas de água acabam umedecendo algumas preparações, e existe o risco de azedar, de estragar a comida”. Após preparar a refeição, esfrie a comida utilizando uma bacia com água e gelo.

Você pode preparar a marmita da semana inteira ou pode optar por fazer no dia anterior. A dica é: reaproveite os alimentos usados na janta para o seu almoço no trabalho. Essa é uma solução simples para economizar ainda mais.

Quanto tempo a marmita pode ficar fora da geladeira? E se estiver em uma bolsa térmica? “A comida cozida dura de um a quatro dias na geladeira. Fora da geladeira, até duas horas e, na bolsa térmica, até quatro horas”.

Evite também colocar alimentos como queijo, ovo ou creme de leite, pois, ao congelar, podem apresentar alterações de textura e sabor”, diz Juliana. Se a opção for por uma massa, deixe no ponto al dente, porque o reaquecimento vai cozinhar mais um pouco, principalmente se houver molho.

Veja só algumas sugestões para suas marmitas da semana:

  1. carne moída;
  2. frango desfiado com milho;
  3. risoto de cevadinha caprese;
  4. salmão com crosta de castanha de caju;
  5. sobrecoxa de frango ao molho capim limão;
  6. arroz integral;
  7. feijão;
  8. mix de legumes.

Assim como o leite, ela também pode abrigar muitos micróbios e estragar uma maritima toda. Não é que as frituras vão estragar sua marmita, mas o que acontece é que elas podem perder sua textura, crocância e sabor.

7 dicas para montar uma marmita saudável e equilibrada

  1. TENHA PLANEJAMENTO. Roberta garante que preparar a comida ajuda na prevenção de doenças. ...
  2. PENSE ALÉM DO PESO. ...
  3. RESPEITE OS GRUPOS ALIMENTARES. ...
  4. ORGANIZE AS SALADAS. ...
  5. PENSE EM COISAS PRÁTICAS. ...
  6. TRANSPORTE E TEMPERATURA. ...
  7. FAÇA BOAS ESCOLHAS.

Quais são as melhores opções de legumes, tubérculos e raízes para marmita?

  1. Abobrinha. A abobrinha é um legume que não deve ser cozido em altas temperaturas, pois perde muita água. ...
  2. Berinjela. Sua vantagem está na versatilidade: ela pode ser grelhada, cozida ou assada.
  3. Beterraba.

O excesso de água na marmita pode ser decorrente de muitas coisas, mas a principal é o descongelamento inadequado. Quando a marmita é congelada e descongelada de forma errada, os cristais de gelo soltam rapidamente dos alimentos, não dando tempo das moléculas de água serem absorvidas.

Outra ideia para os amantes de batata (como eu) é levar batatas assadas, cozidas ou souté, e para quem não tem muito tempo um bom omelete acompanhado de legumes cozidos sempre pode fazer parte de uma boa refeição.

As marmitas para congelar podem ser ótima escolha, mas precisam ser preparadas com ingredientes que permaneçam com sua textura e sabor originais mesmo depois de descongelados, como cenoura e brócolis cozidos no vapor ou assados; batata, mandioquinha ou abóbora no formato de purê; milho e ervilha; arroz e feijão ou ...

O ideal para congelar comida pronta é manter as marmitas sempre em pequenas quantidades em recipientes de vidros ou plásticos, pois mantêm mais a conservação do alimento, podendo permanecer congelados de de três a 12 meses.