O que não pode colocar em cima do microondas?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

“As saídas de ar do micro-ondas não podem ser obstruídas. Por isso, potes, utensílios e panos não devem ser colocados em cima do produto. Além disso, as distâncias mínimas entre o micro-ondas, paredes e outros eletrodomésticos, que constam no manual de instruções, devem ser respeitadas”, diz.

2- Papel Alumínio: por ser um metal, o calor faz o papel soltar faíscas que podem danificar o seu microondas. O melhor para evitar isso é usar um plástico filme aderente, que cumpre a mesma função, mas de uma forma segura. 3- Alguns alimentos: certos alimentos não devem ser cozidos ou reaquecidos no microondas.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Alumínio
A regra é simples: alumínio (e qualquer outro tipo de metal) e micro-ondas não combinam. Se, por acaso, você colocar no micro-ondas esse material – muito comum em panelas, tigelas, talheres, copos e outros utensílios de cozinha -, muito provavelmente, você vai começar um incêndio. Então, fique atento!

Instale-o num local bem ventilado — uma superfície plana e nivelada, que suporte seu peso junto com os utensílios utilizados e alimentos que serão preparados — fora do alcance de raios solares, fontes de calor (fogão, estufa, etc.) e umidade.

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro.

Pode colocar vidro no micro-ondas? Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

Proibidos: – Peças de alumínio e inox; podem causar faíscas e danificar o produto. – Recipientes de papel; podem pegar fogo. – Plásticos impróprios para uso em micro-ondas; podem derreter e contaminar os alimentos.

Use uma lâmpada que reaja ao aparelho
Dessa forma, pegue uma lâmpada pequena, sem ligar em nada. Passe ela por fora do micro-ondas com ele funcionando em máxima potência, em toda a sua superfície, especialmente na porta. Se estiver ocorrendo algum tipo de vazamento, a lâmpada irá acender levemente.

O fim da comida “murcha”
O ar frio do micro-ondas faz com que o vapor condense rapidamente, se transformando em líquido, impedindo que os alimentos desenvolvam uma superfície crocante e adicionando umidade a eles; por isso, o pão assado não tem a casca crocante e a pizza fica mole quando colocado no micro-ondas.

Abrir o micro-ondas antes de terminar de aquecer é perigoso? Não. Ele tem sistema de segurança que o desliga se a porta for aberta e é projetado considerando que a porta pode ser aberta antes do término do aquecimento.

Materiais que podem ser levados ao forno microondas
Papeis absorventes (guardanapos, papel-toalha, etc.)

Nada de Isopor no micro-ondas!
Coloca a marmita de isopor direto para esquentar. Isso é prejudicial para seu corpo e para o próprio eletrodoméstico. Caso você coloque um material como esse no micro-ondas, o cheiro de queimado se impregnará na cozinha.

Para utilizar o forno micro-ondas, o ideal é sempre priorizar recipientes de vidro ou de porcelana, que possuem menor teor de liberação de substâncias danosas. Os potes de plástico possuem moléculas como os ftalatos e o BPA que podem provocar danos ao ser humano.

Provavelmente há alguma falha no processo de tempera ou espessura do vidro do prato que veio com o equipamento, pois ele não suporta o normal funcionamento do equipamento.