O que não pode carregar na moto?

Perguntado por: lsiqueira9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Segundo o PL, fica proibido carregar qualquer tipo de objeto no braço e antebraço pelo condutor de motos e similares. O descumprimento será considerado falta gravíssima, acarretando a retenção do veículo e pagamento de multa.

Não é admissível, e o motociclista estará cometendo infração e colocando sua segurança em risco se, por exemplo, quiser transportar em seu veículo, escadas, chapas de grande dimensão ou sacas de cimento, só para lembrar alguns.

Na questão do bagageiro, o usuário deve evitar o excesso de peso na bagagem para não comprometer sua segurança. Assim, os pertences podem ser acomodados no banco em uma mochila ou baú, presa por aranhas apropriadas, junto ao motociclista. Ou ainda, nas costas do piloto ou do garupa.

Regras do Contran
Os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta são: baú, grelha, alforjes, bolsas ou caixas laterais, desde que atendidas as dimensões máximas de acordo com a Resolução 356 e as especificações do fabricante do veículo.

Trabalhadores que ainda não instalaram o baú adequado às exigências e não possuem o Certificado de Segurança Veicular (CSV) podem ser multados em R$ 195,23 e receber cinco pontos na carteira.

"Para a segurança do motociclista, a região frontal, braços e antebraços deverão estar livres para manobras no trânsito. Sacolas e pacotes podem causar acidentes, caso enrosquem em outros veículos", afirmou o parlamentar.

Motociclista, o uso do capacete é imprescindível para a sua segurança e do seu garupa — Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados: I - utilizando capacete de segurança; II - em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor; III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

Carlos Crepaldi Junior – O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nada diz a respeito de dirigir ou pilotar descalço. Logo, considerando que a administração pública só pode agir em conformidade com a lei, não há qualquer dúvida que não é proibido dirigir ou pilotar descalço.

Portal do Trânsito – Quais são as penalidades para quem pilota motocicleta calçando chinelo? Jackeline Santos – De acordo ao CTB, artigo 252, inciso IV, infração de natureza média e a penalidade é multa , no valor de R$ 130,16.

O transporte de combustível em galões em carros e motos é proibido. O artigo 3 da resolução nº 26 do Conselho Nacional de Trânsito (CoNTran) proíbe o transporte de produtos considerados perigosos, conforme legislação específica.

Ao carregar um peso maior do que deveria, a moto acaba sofrendo muitos danos ao longo do tempo. Isso acontece porque as peças e os equipamentos do veículo, como pneus, freio, tração e suspensão, se desgastam mais rapidamente por estarem sobrecarregadas.

Com base nessas definições do novo CTB, podemos dizer que: Não é proibido estacionar uma moto na calçada, desde que, não a estacione no passeio ou que, para estacioná-la você não necessite transitar por ela.

Entretanto, em abril de 2021, entrou em vigor o artigo 244, inciso V, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que alterou esse procedimento. Com a mudança, apenas crianças acima de 10 anos e que alcancem os pés até os apoios da moto, têm permissão para andar na garupa, desde que portem o RG (Registro Geral).

A legislação de trânsito não pune, mas conduzir ou ocupar a garupa de uma moto sem as roupas adequadas pode provocar prejuízos muito piores que uma multa.

Uma notícia que tem sido compartilhada nas redes sociais dá conta de que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) proibiu motocilistas de usar baú. Não é verdade. O boato que circula na internet deriva de uma interpretação errada de uma portaria publicada neste ano.