O que não fazer quando visitar recém-nascido?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

VISITA AO RECÉM-NASCIDO EM CASA

  1. AGENDE AS VISITAS. ...
  2. A VISITA NÃO PODE DEMORAR. ...
  3. SE O VISITANTE ESTIVER DOENTE, NÃO RECEBA. ...
  4. EVITE CHEIROS DE PERFUMES E CIGARROS. ...
  5. VISITAS NÃO DEVEM LEVAR CRIANÇAS. ...
  6. AS VISITAS NÃO DEVEM TIRAR O BEBÊ DO BERÇO E NÃO O ACORDAR. ...
  7. A VISITA NÃO PODE INTERROMPER A HORA DA AMAMENTAÇÃO.

Os parentes mais próximos, como avós e tios, podem visitar o recém-nascido antes desse período? Geralmente, os parentes mais próximos costumam estar presentes na casa dos recém-nascidos no primeiro mês de vida. Essas pessoas devem tomar os seguintes cuidados: Lavar as mãos até os antebraços ao chegar.

O mais adequado é evitar sair de casa nos primeiros 3 meses, antes de ter tomado as primeiras vacinas. Nesse período, o bebê só deve se apresentar às consultas pediátricas, exames e vacinação. O ideal é evitar ao máximo deslocamentos desnecessários.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

O genitor terá o direito a visitá-la? Quando a criança é recém-nascida, a visitação poderá ser feita mediante um determinado horário fixado pelo juiz ou acordado entre os genitores, onde o pai irá até a casa da mãe, ou qualquer outro lugar definido, e ficará com o filho por um período de tempo.

Depois dos 6 meses de idade, já é permitido usar alguns tipos de cremes hidrantes que possuem cheiro, claro que sempre os específicos para os pequenos. Mas é apenas a partir dos 2 anos que é recomendado que a mãe utilize perfumes com cheiros no seu filho.

É conhecido popularmente como tétano umbilical e “mal de sete dias”. O agente etiológico é o Clostridium tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbico e esporulado produtor de várias toxinas, sendo a tetanopasmina a responsável pelo quadro de contratura muscular.

Após o primeiro ano a criança fica ainda mais independente da genitora podendo ser ampliada a visitação de algumas horas nos finais de semana para, no mínimo, um dia inteiro com o genitor até completar um ano e meio ou dois e, posteriormente, aumentar para o final de semana inteiro.

A expressão lua de leite, uma comparação à lua de mel, se refere ao famoso termo médico puerpério, que se inicia após o nascimento e tem final indefinido, geralmente após a oitava semana.

Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê? Para um recém-nascido, duas ou três vezes por semana é provavelmente o suficiente, desde que você mantenha a área da fralda bem limpa e lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia.

As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45m de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo CONTRAN.

Mesmo que o trajeto seja curto, o responsável precisa permanecer junto ao recém-nascido no banco traseiro. Aliás, transportar a criança no colo além de ser perigoso está contra a lei. O motorista pode ser multado e penalizado caso seja flagrado transportando o bebê fora do bebê conforto.

Arrume a bolsa maternidade com várias trocas de roupa
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro.

Opte por lâmpadas com cores quentes
Para dormitórios e áreas de descanso em geral, sempre é recomendado usar uma iluminação com temperatura de cor baixa, ou seja, quente, amarelada. Ela é responsável por causar a sensação de relaxamento e aconchego, o que é fundamental para o descanso de seu bebê.

Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

Por isso, para os recém-nascidos e bem novinhos, a recomendação é que a mãe evite o uso de perfumes. Caso esses cuidados não sejam seguidos, é possível que a criança venha a sofrer com dermatites, urticárias, lesões e coceiras em geral.

Para as sonecas diurnas, uma possibilidade é deitar-se com o bebê na sua cama até ele dormir. Depois do bebê cair no sono você pode deixá-lo dormir na cama, levá-lo para o berço ou dormir com ele, ou até mesmo fazê-lo dormir no carrinho, caso esteja dando um passeio e ele adormeça.

Não é obrigação levar o garoto até a casa do pai, se ficou acordado que o mesmo pegaria o garoto na casa da ex-esposa, o mesmo deve ser feito. Levar o garoto até a casa do pai é opcional, pode ser feito ou não.

Não há um número específico de vezes que o pai tem o direito de ver o filho estabelecido em lei. O tempo e a frequência das visitas devem ser definidos com base nas necessidades e nas possibilidades das partes envolvidas, sempre considerando o melhor interesse da criança.

Quais itens preciso mandar quando o pai visita o filho? Não é obrigatório que a mãe encaminhe itens de higiene, roupas ou quaisquer outros utensílios ao pai quando esse for realizar a visita a criança. No entanto, deverá sempre predominar o bom senso.