O que não fazer quando se tem rinite?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Além de fazer lavagem nasal, evitar a exposição ao ar-condicionado, que resseca o ar, e ingerir bastante líquido para ajudar a diluir o muco são outros cuidados que devem ser mantidos, segundo Takejima. Fazer inalação não é tão eficiente contra a rinite quanto essas medidas.

Os ácaros são um dos principais inimigos da saúde respiratória. Por isso, é importante manter a casa sempre limpa e arejada, lavar cobertores e casacos esquecidos no armário regularmente, tirar o pó das superfícies dos móveis e objetos, como livros e ventiladores.

A pessoa sente uma coceira intensa e, em geral, esse quadro está associada a bronquite, asma e rinite. Quem tem a doença não pode abrir mão da terapia com o sol. No entanto, nesses casos é preciso passar medicação antes de se expor.

Também é preciso cuidado com alimentos muito quentes ou frios — eles podem causar a crise pelo choque térmico.

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

4 – Frutas cítricas são bons alimentos para rinite
São ricas em antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. Desse modo, inclua na dieta limão, laranja e abacaxi, que se destacam por conter bromelina, uma substância que reduz a congestão nasal e a inflamação das vias aéreas.

O tempo de duração da doença é variável, dependendo da sua gravidade. A rinite alérgica é dividia em aguda e crônica. A rinite aguda dura entre 7 e 10 dias, aproximadamente. Já a rinite crônica pode durar 3 meses ou mais, com sintomas constantes, se não for tratada adequadamente.

Sintomas de rinite
Espirros; Sensação de coceira no nariz e olhos, também chamado de prurido nasal e ocular, respectivamente, causado pela liberação de histamina no organismo.

nos sintomas da rinite? Você já testou para ver com.

Nos alérgicos, o vento agradável pode acabar causando inflamação. O músico Marcellus Meirelles, 34 anos, sofre para conseguir dormir quando a noite está abafada, e a temperatura, alta. "Se eu dormir com o vento em cima de mim, acordo nodiaseguinte todo entupido. Tenho rinite alérgica, e o ventilador só piora”, conta.

O clima seco está mais associado à desidratação das células, o que leva a uma menor fluidez do muco nasal e menor potência de umidificação do ar inalado, aumentando a chance de aderência dos vírus e bactérias na mucosa da via aérea superior.

Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal.

Não. Geralmente, o banho quente faz com que a mucosa nasal se retraia e, assim, parte das secreções retidas nas narinas acabam saindo com mais facilidade. Só não exagere muito na temperatura da água para não ressecar a pele e causar outros problemas, como coceiras e vermelhidões.

Água e sal
Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas. Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadas. Recomendam-se pisos laváveis, como cerâmica, vinil e madeira; Cortinas devem ser do tipo persiana ou de material que possa ser limpo com pano úmido; Combater mofo e umidade no quarto de dormir.

“É fundamental tentar identificar os fatores ambientais que podem desencadear uma crise, como a presença de mofo, ácaro, pelos de animais, produtos químicos, fumaça de cigarro, pólen e mudanças repentinas de temperatura”, orienta o Dr. Braz Paulo Buzatto, otorrinolaringologista do Hospital Santa Virgínia.

O leite é rico em proteínas que conseguem atravessar a mucosa intestinal. Essa grande quantidade de macromoléculas causa desequilíbrio no sistema intestinal. Ao combater esse desequilíbrio o organismo aumenta a formação de muco, intensificando os sintomas da rinite.

Comer alimentos ricos em vitamina C demonstrou diminuir a rinite alérgica. Portanto, durante a estação das alergias, fique à vontade para se abastecer de frutas cítricas com alto teor de vitamina C, como laranja, limão, lima, pimentão e frutas vermelhas.

Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.