O que não fazer no oitavo mês de gravidez?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O primeiro cuidado a se observar para o oitavo mês é a contraindicação da higiene com ducha. Ela é contraindicada sempre — e principalmente para a gestante —, pois pode provocar a ascensão de microrganismos pelo canal vaginal, podendo chegar ao útero.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Sintomas Comuns No Oitavo Mês De Gravidez
Seios vazando leite. Contrações de Braxton Hicks. Queimação. Indigestão.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

De acordo com a especialista, agachamentos são seguros para a maioria das grávidas. “O movimento pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, por exemplo”, explica. Além disso, também melhora a mobilidade do quadril e a circulação sanguínea em todo o corpo.

O impacto de cair no chão pode deslocar a placenta, fazendo com que ela se solte do útero, o que gera sangramento e pode levar ao aborto, em especial nas mulheres que têm um problema com a placenta”, diz.

Sentar: A cadeira deve ter encosto e braço de apoio, para que a gestante possa apoiar bem as costas, sentando-se sobre as nádegas, e assim permitir que os joelhos relaxem em um ângulo reto e os pés descansem no chão.

Sentar-se por muito tempo aumenta o ganho de peso e as chances de diabete gestacional. Mulheres grávidas que ficam muito tempo sentadas podem acabar prejudicando a saúde do bebê.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Ele se move constantemente, consegue tossir, e sua capacidade de sucção está bem aperfeiçoada. Na 30ª semana, sua cabeça tende a crescer ainda mais, assim como seu cérebro. Ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, os cabelos continuam a crescer, e as unhas já estão formadas.

O encaixe não provoca grande alteração na movimentação. Importante é seguir as orientações de seu Obstetra, quanto a movimentação fetal!

O chute do bebê é uma das formas mais fáceis de visualizar como ele está posicionado no útero. Se sentir um chute acima do umbigo, ele provavelmente está com a cabeça para baixo. Se o chute for abaixo do umbigo, seu filho deve estar com a cabeça para cima.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

O repouso pode ajudar em possíveis complicações que ocorrem durante a gravidez, tais como: hipertensão arterial, hemorragia vaginal ou até mesmo prevenir um parto prematuro. Claro que o repouso na cama pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis como, por exemplo, o desconforto e o tédio.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.