O que não fazer no cemitério?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

Respeito sempre. O mais importante de tudo é saber respeitar o lugar. É necessário entender o peso espiritual e energético do ambiente e não subestimar ou ser desrespeitoso.

Dica de comportamento em enterro no cemitério

  1. Não se atrase. Chegue no horário marcado pelos familiares na nota de falecimento. ...
  2. Tenha atenção com o que será dito. ...
  3. Vista roupa discretas. ...
  4. Respeite a religião do falecido.
  5. Tente não ficar próximo do caixão. ...
  6. Desligue os aparelhos tecnológicos.

Quem passar diante de um cemitério à noite poderá se deparar com uma situação amedrontadora: labaredas de fogo vindas dos túmulos. Muita gente já narrou este fato como sendo a visão de fantasmas vindos do além, será que realmente existem? Se não, como podemos explicar este misterioso fenômeno?

Banho indicado: Lavanda. Santo do dia: São Antão. Curiosidade: No México destinam esse dia para benzer os animais.

Depois que for a um cemitério, velório, hospital ou locais de trabalhos espíritas, você deve fazer um ritual para limpeza. Você sabia disso? Se não, aprenda como se limpar! Primeiramente, uma recomendação importante: ao retornar de um dos locais mencionados, não entre em casa com os sapatos.

Chegando no portão de entrada do cemitério, faça a saudação a Obaluaê e aos nossos Guardiões, peça a licença deles para que possa entrar neste campo sagrado de domínio deles. Não podemos esquecer-nos de saudar as Almas ao passar pelo Cruzeiro, uns ficam do lado de dentro outros do lado de fora do cemitério.

Isso porque a moeda deixada por um visitante, serve para sinalizar que este esteve por ali para prestar as suas homenagens. Ou seja, uma moeda é deixada a cada visita para que a família do falecido, saiba que ele ainda é muito querido e que recebeu a homenagem e visita de amigos.

Nesse momento, o enlutado por vezes esquece de comer ou organizar suas coisas. Por isso, preparar uma refeição, ir ao mercado ou resolver questões práticas do dia a dia que podem ficar esquecidas durante um tempo, também é uma forma de apoio.

De acordo com o portal Pacificties, o Feng Shui não recomenda viver em uma casa perto de um cemitério ou em beco sem saída, pois considera esses lugares representam o fim de vida e sorte.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

O velório é de no máximo 24 horas, segundo orientação da Vigilância Sanitária. Caso a família deseje, o velório pode ser feito com interrupção durante o período da madrugada, compreendido entre a 0 até 6 horas.

Há a crença na existência da comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos e no espaço do cemitério como um local de estender a vida através da evocação de memórias e lembranças.

Quando o cemitério é municipal e a exumação é feita em jazigos temporários, normalmente os restos mortais são destinados a um espaço chamado de “ossada perpétua”, com gavetas nas quais os ossos permanecem por tempo indeterminado e que também podem ser visitados pelos familiares.