O que não fazer no agachamento?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Posicionamento errado dos joelhos: outro erro bastante grave no agachamento é o posicionamento dos joelhos. Algumas pessoas acabam colocando os joelhos mais para dentro, o que pode fazer com que eles não suportem o exercício. O correto é mantê-los alinhados ao quadril, com os pés alinhados a largura dos ombros.

Agachar corretamente – Agachamento livre
Para uma boa execução, você deve manter os pés paralelos, coluna ereta (mantendo a posição anatômica). E ao realizar o movimento, manter os joelhos na mesma posição. Uma dúvida comum é até quando agachar.

A gravidade de fazer agachamento de forma errada e sem orientação pode chegar até a lesões dos meniscos, contraturas de variados graus e até lesões nos discos intervertebrais.

Assim, se você gosta de fazer agachamentos, continue, mas não todos os dias, pois, quando realizamos um treino, causamos pequenos rompimentos nas nossas fibras musculares e o corpo, por sua vez, constrói moléculas para colocar nas fissuras, aumentando o volume do músculo.

Esse movimento, quando feito corretamente e em frequência regular, fortalece músculos e articulações, além de aumentar a flexibilidade. “O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força.

A sensação de dor muscular após a prática de exercícios físicos é normal e pode ser facilmente explicada. Trata-se de um aviso do próprio corpo de que já está exausto e que os músculos estão sobrecarregados, necessitando de um período de descanso. Quando a atividade é intensa, o incômodo tende a ser maior.

Quando fazemos exercícios físicos, estamos pedindo para que o nosso corpo funcione em um ritmo acima do normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes esforços ou à carga extra. Por conta disso, elas sofrem microlesões que, por sua vez, desencadeiam um processo inflamatório e fazem a dor aparecer.

Para realizar o exercício da forma correta, é preciso observar a ativação do Core, do centro do corpo, ou seja, é preciso uma postura ereta e bem firme, avaliar se a carga utilizada no exercício é suficiente, adequada e ainda se durante o movimento o aluno se mantém na posição agachamento certa.

Corredores precisam fortalecer o músculo glúteo médio. Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá. Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios (em casa) que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.

Quanto tempo leva para ver o resultado do agachamento? Questão estética – Quando malhamos e queremos logo ver o resultado, eles aparecem de médio a longo prazo. A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

Benefícios do agachamento
Melhora do condicionamento físico; Diminuição do risco de lesões; Ajuda na perda de peso; Favorecer a diminuição das celulites nos glúteos e nas pernas.

O agachamento é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois ele é considerado multiarticular. Segundo o especialista, isso significa que ele movimenta várias articulações do corpo, o que gera um maior gasto calórico em comparação a um exercício que trabalha apenas uma articulação, por exemplo.

Os benefícios do agachamento são diversos. Ele não só ajuda a desenvolver a força nos glúteos e nos quadríceps, como estimula hormônios de construção muscular, fortalecendo todo o corpo. Também contribui para melhores postura, flexibilidade e equilíbrio. Além disso, o movimento já foi associado à queima de calorias.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

Para uma pessoa treinada, pode não significar nada, para os demais, pode custar a saúde dos músculos e articulações.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.