O que não fazer na Quaresma Umbanda?

Perguntado por: etorres4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Existem aqueles que seguem em oração e se entregam aos preceitos que são necessários antes de uma gira, como não beber, não praticar relações sexuais, não comer carne e tomar seus banhos de defesas.

Este tempo sugere na vida e na caminhada da Igreja Cristã uma reflexão sobre o coração, sobre arrependimento e sobre transformação. Este é o tempo de introspecção, de reclusão e até de experimentar uma certa tristeza relacionada a este quebrantamento pessoal.

O ideal é que se evite manifestações sagradas, questões judiciais, conflitos sociais e ações de discórdia.

Prática genuinamente católica, a Quaresma inicia-se nesta quarta-feira, 2. Considerado um período de preparação para a Páscoa, onde os fiéis realizam o jejum e passam por abstinência, além de vivenciarem a oração e a penitência.

Não se poderia dançar, namorar ou até rir, pois seria tripudiar do sofrimento de Jesus. A pena? A pessoa pode criar rabo de burro ou pés de bode! Cantar e assoviar também é proibido.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Faça um esforço para moderar as palavras, julgue menos as pessoas e prefira falar bem de alguém. Pense também em nossa casa comum! Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

A análise sugere que que nossos sonhos são sensíveis ao ambiente social durante o dia, o que explica o motivo de as pessoas estarem sonhando mais com amigos e familiares próximos no momento.

Incenso durante a quaresma? É claro que pode! A penitência quaresmal não deve levar simplesmente a um pauperismo e simplificação dos ritos. Use-se incenso, use-se o sino (Menos a partir do Glória da Quinta-Feira santa, exceto se houver matracas), usem-se velas e todo o cerimonial normal.

Não se pode varrer a casa, lavar roupa, pescar, jogar futebol, ou fazer qualquer gesto que se reporte à diversão ou ao trabalho.

Também na umbanda e no candomblé, antes do recebimento dos orixás, o jejum é usado como regra de purificação.

Não comer carne, não consumir bebida alcóolica e não ter nenhuma espécie de conjunção carnal. Vamos começar falando sobre esses três primeiros. O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho.

Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.

Nos Candomblés de origem Banto, na sexta-feira santa é feito o ritual da "Kura" (fechamento de corpo). Este ritual era praticado pelos Ndembu de Luanda pelo nome de "Nkula", para purificá-los.

Salve os Marinheiros (é das águas). Salve os Boiadeiros (jetruá). Salve os Pretos Velhos (adorei as almas). Salve o Jêjo (salve).

Podemos estabelecer 3 pilares essenciais: a oração, o jejum, e a caridade (ou esmola). Na oração, buscamos a Deus e nos colocamos em diálogo com Ele, abertos à sua vontade.

A abstinência da carne neste período, principalmente na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, tem como propósito convocar os fiéis a participarem do sacrifício de Jesus. Três práticas são importantes durante a Quaresma: caridade, oração e jejum.

A Quaresma se inicia 40 dias antes da celebração da Páscoa. Para os católicos, esse é um um momento de profunda reflexão e conexão espiritual, pois lembramos a passagem de Jesus pelo deserto e as tentações que enfrentou; é um momento de preparação e conexão com Deus.