O que não fazer em sonhos lúcidos?

Perguntado por: kpereira . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 10 votos

Insistir demais. A última coisa que você nunca deve fazer com um sonho lúcido é se esforçar demais para tê-lo. Tome seu tempo, vá com calma e se você nunca teve essa experiência antes, não se estresse nem se force a ficar lúcido rápido. Essa pressão apenas atrasa o processo e torna as coisas mais difíceis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

Uma em cada 5 pessoas tem pelo menos um sonho lúcido por mês
Um estudo de 1988 descobriu que 20% das pessoas afirmam ter sonhos lúcidos todo mês, enquanto outros 50% disse já ter tido um sonho assim pelo menos uma vez.

Os chamados sonhos lúcidos, em que o sonhador tem consciência de que está dormindo e de que sua consciência, naquele momento, lhe afirma estar sonhando, são sonhos de emancipação do Espírito, que, naquele momento, não só detém a volição como também tem acesso à memória que guarda de outras vidas.

O que pode induzir esse distúrbio no sono podem ser padrões e hábitos irregulares de sono, estresse e ansiedade, além de insônia e privação de sono. Dormir de barriga para baixo também pode desencadear crises de paralisia do sono.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

sabia que você nunca deve perguntar que horas são. e que dia é durante um sonho.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Sonhos lúcidos são os sonhos nos quais a pessoa está ciente do fato de estar sonhando e tem o poder de decisão entre controlar o sonho e efetivamente fazê-lo ou assistir passivamente o desenrolar da história.

Todos já tiveram um desses deliciosos sonhos, mas são raros aqueles em que sabemos que estamos sonhando, e percebemos sermos capazes de controlar o que acontece. São os chamados “sonhos lúcidos”, um fenômeno não só explicado como que pode ser estimulado por nós mesmos.

Quando a pessoa sonha repetidas vezes com o mesmo sonho dizemos que este é um sonho recorrente. João Bidu explica que, embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte desses sonhos têm a mesma função: servirem como alerta.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”. Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto. Enquanto isso acontece, você nota algo diferente.

Especialistas acreditam que algumas pessoas têm sonhos lúcidos porque elas têm um nível extra de "insight". Isso significa que seus cérebros conseguem detectar que estão em um sonho porque reconhece eventos que não fariam sentido no mundo real.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Elencado pelo sonhador lúcido desde 1975, Robert Waggoner, a técnica REME consiste em 4 passos para “fixar” um sonho lúcido a partir do momento em que você conhece despertar dentro dele.
...
São eles:

  1. Reduza suas emoções.
  2. Eleve sua consciência.
  3. Mantenha o foco.
  4. Estabeleça um objetivo.

Paralisia do sono conforme a Bíblia
De acordo com religiosos cristãos, os barulhos e visões que acontecem em alguns episódios da paralisia do sono são demônios. Nessa situação, a pessoa recebe um ataque espiritual de entidades com energia negativa.

A paralisia do sono é uma impossibilidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

A paralisia do sono é classificada como um distúrbio do sono, assim como a insônia e a apneia obstrutiva. A mente desperta, mas não é possível se mexer ou falar. Esses episódios costumam acontecer durante o adormecer ou perto do despertar.