O que não fazer durante a escovação?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O recomendado é escovar durante dois minutos, para dar atenção devida a todos os dentes, não se esquecendo de escovar a língua e de utilizar o fio dental. Ah! Não esqueça, a limpeza deve ser feita até trinta minutos após as refeições.

Enxaguar ou cuspir? Para alguns, essa primeira dica pode surpreender, mas de acordo com Preddy, o ideal é cuspir, não enxaguar. “O excesso de pasta de dente deixada na boca após a escovação forma uma camada protetora em torno dos dentes, por isso é melhor não enxaguar”, explicou ele.

Beber água após escovar os dentes não vai fazer mal a sua saúde. O que acontece, muitas vezes, é a sensação de queimação ou ardência devido às substâncias presentes no creme dental. Aos que não gostam da sensação, basta aguardar alguns poucos minutos para que se faça a ingestão de água ou outros líquidos.

Pode escovar os dentes 5 vezes ao dia? Sim, porém se bem feita a escovação três vezes ao dia você não terá problemas com cáries dentárias ou doenças na gengiva.

Ao acordar, beba quatro copos de água, antes até de escovar os dentes. Não se pode beber mais nada até 45 minutos depois de beber a água. Passado este tempo, a pessoa pode comer e beber normalmente. Até duas horas depois do café da manhã também não se pode comer nem beber nada.

Portanto, pode ser melhor esperar para escovar depois de comer, para minimizar os resquícios de alimentos na boca. Segundo o dentista, o flúor da pasta de dentes funcionará melhor ao longo do dia se não for deslocado pela mastigação de alimentos logo após a escovação.

Escovar os dentes com o dedo não permite a remoção adequada da placa bacteriana em toda a superfície dos dentes, principalmente nas partes mais difíceis de alcançar até com a própria escova”, diz a especialista.

O correto a ser feito
A própria saliva presente na boca é suficiente para promover a escovação”, garante. Viu só? não é necessário acrescentar água no seu creme. Basta caprichar bastante nos movimentos que a saliva vai manter sua boca umedecida durante toda a higiene.

A escovação noturna é uma dos principais hábitos da higiene bucal, pois durante a noite, a produção de saliva diminui, a temperatura da boca aumenta e as bactérias proliferam, favorecendo o surgimento de cáries e problemas na gengiva.

O enxaguante pode ser usado todos os dias? No caso do enxaguante bucal terapêutico, só deve ser utilizado quando houver algum problema que exija esse tratamento. Por isso, não é recomendado para uso diário em pessoas com saúde bucal equilibrada.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

Para ter uma boa saúde bucal é essencial escovar bem os dentes diariamente, pelo menos três vezes ao dia. Muita gente tem o hábito de fazer a escovação logo após as refeições, afinal essa é uma recomendação que já ouvimos antes.

A maneira mais simples e eficaz de manter os dentes brancos é praticar uma boa higiene bucal. No mínimo, isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre após a ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas.

O que é tártaro no dente? O tártaro, ou cálculo dental, consiste na placa bacteriana que não é removida por meio da higiene bucal e que solidifica na boca. Ele é um material duro, com tonalidade esbranquiçada ou amarelada, que se forma em diferentes partes da dentição.

A escovação dentária após acordar é extremamente necessária, a fim de que seja removido o maior número de placa bacteriana possível.

Devemos escovar os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia
Com a devida higienização bucal, o paciente consegue prevenir muitas dessas complicações. Por isso, a recomendação dos profissionais é que todos os pacientes sempre escovem os dentes 30 minutos após qualquer refeição, ou, pelo menos, 3 vezes ao dia.

A escovação dentária após acordar é extremamente necessária, a fim de que seja removido o maior número de placa bacteriana possível.

MÉTODO DE VARREDURA – Este método talvez seja o mais utilizado e consiste em limpeza das superfícies dentárias com uma escova de cerdas macias ou médias ativada em movimentos para frente e para trás, de tal forma que as cerdas fiquem perpendiculares às superfícies vestibulares (externa), lingual (interna) e oclusal ( ...

Técnica de Fones: tem como característica principal a facilidade de execução. Como executar : realizar movimentos circulares com as pontas das cerdas da escova sobre os dentes, nas voltadas para bochecha, faces internas, nas faces de mastigação de cada dente. Conhecida também como técnica da " bolinha".

Com os dentes ocluídos (mordida fechada), deve-se escovar as superfícies vestibulares de todos os dentes superiores e inferiores com movimentos circulares; Com a boca aberta, o paciente deve escovar com movimentos circulares as faces linguais/palatinas de todos os dentes superiores e inferiores.