O que não fazer após videolaparoscopia?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Nos 30 dias que sucedem uma videolaparoscopia é importante que a paciente tome alguns cuidados:

  1. não fazer exercício físicos.
  2. se abster das relações sexuais.
  3. não realizar trabalhos domésticos.

Evitei também movimentos bruscos e até mesmo ficar sentada em frente ao computador. Isso é muito importante, pois ao se sentar pressionamos o umbigo. Além da “quentura” em nossa barriga. Mesmo com a recomendação médica sendo, em média, de 15 a 30 dias, fiz questão de evitar esforços maiores mesmo após esse prazo.

A dor pós operatória no local do portal do umbigo pode ser normal, a intensidade e o tempo de duração da mesma pode variar entre os pacientes. Se o local estiver abaulado, com vermelhidão, quente ou com saída de alguma secreção pode ser alguma infecção local.

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

O tempo de duração do gás varia de acordo com o tipo de gás e quantidade utilizados na cirurgia, que depende por sua vez do tipo de cirurgia realizado. Pode demorar se alguns dias a até mais de um mês. Sugiro que siga rigorosamente a posição de cabeca recomendada pelo Seu médico pelo tempo orientado.

NESSE CASO DEVE-SE TROCAR O CURATIVO E TENTAR UMA LIMPEZA LOCAL COM SORO FISIOLOGICO, O QUE COSTUMA RESOLVER. CASO NÃO RESOLVA AS VEZES TEMOS QUE FAZER UMA LIMPEZA PROFUNDA ,COM ANESTESIA LOCAL. PODE SER NECESSARIO ANTIBIOTICOS. MAS GERALMENTE NÃO É NADA GRAVE .

A orientação que dou a meus pacientes é manter o curativo pelo menos nas primeiras 48h (período inicial da cicatrização). A partir deste momento pode permanecer descoberto caso a cicatriz esteja seca.

Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir. O tempo para a recuperação do problema depende, majoritariamente, do tipo de procedimento e do local do corpo em que foi realizado.

A cicatriz da videolaparoscopia cirúrgica é bastante discreta, pois, as incisões realizadas são pequenas e de rápida cicatrização. Trata-se de duas ou três cicatrizes com menos de 1 cm de comprimento.

Recomenda-se pequenas e leves caminhadas entre um período de repouso e outro. Essas movimentações amenas são cruciais para a circulação sanguínea, que estimula a cicatrização, e para expelir os gases que costumam ficar acumulados na região abdominal após esse tipo de intervenção cirúrgica.

A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia. 3. Durante o banho é importante evitar que a ferida da perna entre em contato com urina – para os pacientes de ponte de safena.

A colecistectomia videolaparoscopica (cirurgia de vesícula por video) é um procedimento relativamente seguro, com taxa de mortalidade muito baixa. A complicação mais temida é a lesão de via biliar, que apesar de ser rara, quando acontece pode causar muitos danos ao paciente.

Alimentação após a retirada da vesícula biliar
Durante as primeiras semanas, normalmente, o paciente pode comer de tudo, menos alimentos muito gordurosos, como chocolate, queijos amarelos, coco, amendoim, carne vermelha, entre outros.

O sangramento após a videolaparoscopia pode ocorrer devido à cicatrização da região, não acarretando, necessariamente, em algum risco para a paciente. É comum apresentar sangramento vaginal durante cinco a seis dias após o procedimento, sendo que pequenos escapes podem ocorrer e durar até 30 dias após a cirurgia.

Laparoscopia e a videolaparoscopia referem-se ao mesmo procedimento. É uma cirurgia minimamente invasiva na qual são realizadas pequenas incisões abdominais, normalmente de 5 a 10 mm. O cirurgião opera com o auxílio de um monitor onde a imagem é projetada.

Se você quer uma cirurgia por videolaparoscopia daí sim, é necessário entubar porque é anestesia geral. Entretanto se for hérnia convencional (aberta) dai não precisa entubar não, porque a anestesia é na coluna. Há ainda aqueles que preferem fazer só anestesia local em caso de grande risco e com leve sedação.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Os riscos mais comuns são a infecção pós-operatória, a irritação da pele e o surgimento de hematomas próximas à região da incisão.