O que não fazer após sofrer queimadura?

Perguntado por: vmachado . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

nunca fure bolhas; – nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; – nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; – nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

A limpeza das lesoes deve ser realizada com água corrente, com esponjas macias, a depender da gravidade da queimadura. Os banhos podem ser realizados por meio de chuveiro, duchas, tanques tipo banheira ou de turbilhamento, cadeiras especiais de banho e no leito.

As lesões superficiais ardem, porque irritam os nervos. Já as de 3º grau, por serem profundas, liqüidam as terminações nervosas, que disparariam a mensagem dolorosa ao cérebro. ” Uma queimadura pode desencadear mudanças no organismo.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Não aplicar gelo e água gelada sobre a pele, pois o frio também pode queimar e causar irritação na área queimada, piorando a situação e causando até mesmo um choque devido à diferença de temperatura, visto que o corpo estará muito quente.

Queimaduras

  1. grau: atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. ...
  2. 2º grau: atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada;
  3. grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos.

Cubra a queimadura frouxamente com uma gaze e espere até cicatrizar. Não fure as bolhas nem aplique pomada. Se necessário, tome um analgésico para diminuir a dor.

Sinais e sintomas de infecção em queimaduras
Quando há infecções em queimaduras, a região fica mais avermelhada. "Não se trata da vermelhidão da queimadura, mas sim de uma vermelhidão de infecção na periferia, ou seja, na borda do ferimento.

Coloque água fria sobre a queimadura.
Isso ajuda a suavizá-la e inicia o processo de cura minimizando a quantidade inicial de lesão na pele. Assim que puder, coloque a ferida na água e tente manter por 20 minutos ou mais. O processo será benéfico em queimaduras de qualquer grau.

Geralmente a dor desaparece ao fim de 2 ou 3 dias, mas a queimadura pode demorar até 2 semanas para cicatrizar, mesmo com o uso de pomadas. Geralmente, a queimadura de 1º grau não deixa qualquer tipo de cicatriz na pele e raramente apresenta complicações.

As principais pomadas que podem ser indicadas pelo médico no tratamento das queimaduras são:

  1. Dexpantenol. ...
  2. Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ...
  3. Desoximetasona. ...
  4. Sulfadiazina de prata. ...
  5. Acetato de clostebol + sulfato de neomicina. ...
  6. Sulfacetamida sódica + trolamina. ...
  7. Emulsão com óleo de andiroba.

Queimaduras de primeiro grau – é necessário tomar banho com água fria ou morna e em seguida secar cuidadosamente a área queimada com uma toalha, sem esfregar a pele. Muitas pessoas costumam aplicar pomadas, manteiga ou pasta de dente. O que é altamente NÃO recomendável.

Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.

Espere o produto secar bem. Muitos casos de queimaduras nas mãos acontecem assim. Utilize o álcool em gel apenas fora de casa ou em lugares em que água e sabão não estejam acessíveis.