O que não fazer após a acupuntura?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Após a sessão de Acupuntura: – Não tenha contato prolongado com água nas próximas duas horas (evite banho, hidroginástica, sauna, piscina, duchas, escalda-pés, etc neste período). A água possui eletrólitos (cloro e flúor, por exemplo) que podem interferir com o tratamento realizado.

O paciente pode ser agulhado por cima da roupa? Não. Da mesma maneira que não se aplicam injeções ou vacinas por cima da roupa, recomendamos e praticamos o uso da acupuntura com uma técnica segura, pedindo para o paciente se despir durante as sessões.

A sensação percebida pela aplicação das agulhas de Acupuntura é rápida e de pequena intensidade, sendo comumente não dolorosa devido ao pequeno diâmetro (0,25 mm) da agulha e à técnica de inserção. Logo, acupuntura não deve ser dolorosa e sua aplicação é muito bem aceita pelos pacientes.

A acupuntura, terapia da Milenar Medicina Chinesa, traz enormes benefícios para o organismo e pode ser uma grande aliada ao resgate do sono adequado. Dados do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa de Acupuntura mostram que o sono é totalmente normalizado em 98% dos casos tratados.

Acupuntura causa acidentes e mortes na Inglaterra.
Agulhas não esterilizadas podem provocar infecções graves: de hepatite e septicemia a Aids. Mal aplicada, são um perigo, sobretudo para pacientes muito magros. Há um registro de 32 perfurações de pulmão e dois óbitos causados por agulhadas no coração.

Estruturalmente, as agulhas de acupuntura são formadas por um eixo de aço inoxidável, com uma alça feita de cobre ou aço, com exceção das agulhas japonesas que têm um cabo de plástico com código de cores.

Esta disciplina tem 48 horas de atividades. Você entenderá os princípios físicos e teóricos envolvidos em cada técnica, com base nos parâmetros necessários para a aplicação terapêutica, das técnicas e análise dos resultados.

A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas que existem na pele e nos tecidos ao redor; este estimulo segue pelos nervos periféricos ate o sistema nervoso central (medula e cérebro) e libera substâncias químicas(neurotransmissores), promovendo efeitos analgésico, anti-inflamatório e relaxante ...

Uma leve coceira no local onde vão as agulhas também pode ocorrer, já que há a liberação de uma substância chamada histamina, que provoca esse sintoma. Da mesma forma, sentir um pequeno choque quando a agulha penetra na pele é considerado normal.

O ponto Yintang é um ponto de acupuntura para a ansiedade, e se localiza exatamente no ponto entre nossas sobrancelhas, no centro da testa. É onde também se encontra o ponto de nosso sexto chacra, o chacra frontal, relacionado a questões mentais como a ansiedade, por exemplo.

P: Como é uma sessão de acupuntura? R: Tendo por base o diagnóstico, são inseridas agulhas na pele em pontos selecionados, os pontos usados podem variar de acordo com os sintomas, não havendo obrigatório repetir os pontos entre as sessões. O paciente pode estar deitado ou sentado.

O preço médio nacional de uma sessão de acupuntura varia entre R$ 40,00 e R$ 250,00.

O tratamento de acupuntura consiste de 5 a 10 sessões, que podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Em casos crônicos, pode ser necessário mais sessões. Ou o paciente pode “dar um descanso” e voltar para a acupuntura 6 meses ou 01 ano depois do primeiro tratamento, para manutenção.

O tempo que a pessoa fica com as agulhas é, em média, 30 a 50 minutos. Após a retirada das agulhas, o paciente aguarda alguns instantes pois pode-se sentir tonturas ou sensação de pressão baixa.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Pois bem, assim como falei acima, a acupuntura para ansiedade e depressão é possível sim. Dessa maneira, a técnica é válida não apenas para tratar problemas físicos (como dores), como muitos pensam, mas também desordens psíquicas.

Cada região do nosso corpo também sente a dor de forma diferente. As mãos, os pés, a face e a região genital são as áreas com mais nervos e, por isso, são mais sensíveis. Na acupuntura, as agulhas também provocam uma reação do sistema imunológico que se manifesta na forma de dor.

Sobre o sangramento do caso da arquiteta, o médico Evaldo Leite, que se dedica há 50 anos à acupuntura, explica: “Sangrar algum ponto é possível e frequente. Há pontos, em algumas situações, em que é necessário sangrar para obter um melhor resultado.”

– Venha para sua sessão com roupas folgadas e confortáveis ou traga uma bermuda. – Procure chegar sempre 10 minutos antes do horário marcado.

A acupuntura libera serotonina e endorfina, considerados os hormônios do bem-estar, além de promover o relaxamento. O tratamento é amplamente indicado em casos de distúrbios emocionais. A Acupuntura também tem se mostrado bastante eficiente no tratamento da IU.