O que não fazer ao visitar um recém-nascido?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

VISITA AO RECÉM-NASCIDO EM CASA

  1. AGENDE AS VISITAS. ...
  2. A VISITA NÃO PODE DEMORAR. ...
  3. SE O VISITANTE ESTIVER DOENTE, NÃO RECEBA. ...
  4. EVITE CHEIROS DE PERFUMES E CIGARROS. ...
  5. VISITAS NÃO DEVEM LEVAR CRIANÇAS. ...
  6. AS VISITAS NÃO DEVEM TIRAR O BEBÊ DO BERÇO E NÃO O ACORDAR. ...
  7. A VISITA NÃO PODE INTERROMPER A HORA DA AMAMENTAÇÃO.

Já os bebês, só devem ser expostos a outras pessoas após os dois meses.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

É conhecido popularmente como tétano umbilical e “mal de sete dias”. O agente etiológico é o Clostridium tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbico e esporulado produtor de várias toxinas, sendo a tetanopasmina a responsável pelo quadro de contratura muscular.

- Enterrar o umbigo de recém nascido debaixo do cocho para dar sorte. Idem, debaixo da porteira para ser fazendeiro.

Importância da segurança do bebê ao sair a noite
E se for sair em outro período do dia, recomenda-se o período das 7h às 10h, pois é quando há menor radiação dos raios ultravioleta. Para sair com o seu bebê a noite e priorizar a segurança, você precisa mantê-lo confortável de acordo com a temperatura.

O mais adequado é evitar sair de casa nos primeiros 3 meses, antes de ter tomado as primeiras vacinas. Nesse período, o bebê só deve se apresentar às consultas pediátricas, exames e vacinação. O ideal é evitar ao máximo deslocamentos desnecessários.

Após o primeiro ano a criança fica ainda mais independente da genitora podendo ser ampliada a visitação de algumas horas nos finais de semana para, no mínimo, um dia inteiro com o genitor até completar um ano e meio ou dois e, posteriormente, aumentar para o final de semana inteiro.

O genitor terá o direito a visitá-la? Quando a criança é recém-nascida, a visitação poderá ser feita mediante um determinado horário fixado pelo juiz ou acordado entre os genitores, onde o pai irá até a casa da mãe, ou qualquer outro lugar definido, e ficará com o filho por um período de tempo.

Para as sonecas diurnas, uma possibilidade é deitar-se com o bebê na sua cama até ele dormir. Depois do bebê cair no sono você pode deixá-lo dormir na cama, levá-lo para o berço ou dormir com ele, ou até mesmo fazê-lo dormir no carrinho, caso esteja dando um passeio e ele adormeça.

Arrume a bolsa maternidade com várias trocas de roupa
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro.

No Brasil a maior das maiores tradições é de que os bebês saiam da maternidade para casa usando a cor vermelha, pois acredita-se que esta seja uma cor que garante proteção, o amarelo também é muito utilizado como a cor da primeira roupinha do bebê para trazer prosperidade.

A saída de maternidade é um item indispensável na vestimenta do bebê, e geralmente é composta por macacão e manta. O macacão pode ser utilizado em várias ocasiões, pois facilita na troca de fraldas, e a manta protege o bebê contra o sol, o vento e o frio excessivo.

E dizem também que é arriscado expor o recém-nascido tão cedo às doenças na rua ou às pessoas doentes. Com base nisso, a melhor conduta é evitar sair de casa ou receber visitas nesse momento. Pode-se também estender esta orientação para a mãe em pós-parto que nesse momento também está imunologicamente frágil.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

É para ser próspera. Alguns falam para plantar num pé de roseira para a criança ser bonita e ter saúde. Outros dizem até que se quiser que o filho seja fazendeiro, tem que enterrar na porteira de uma fazenda”, comenta. O costume de guardar o umbigo é de família.

A fralda pode cobrir o umbigo e o uso de faixas ou bandagens no local não é recomendado. Às vezes, podemos observar um pouco de sangramento sujando a fralda, mas não se preocupe, isso é normal.