O que não fazer ao lavar roupa?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

5 coisas para não fazer ao lavar as roupas

  1. Separe bem os tecidos. Quanto mais você separar os tecidos, mais frescos e bem preservados eles serão. ...
  2. Não deixe as roupas úmidas dentro da máquina! ...
  3. Feche os zíperes antes de lavar. ...
  4. Evite sabões e outras substâncias sintéticas. ...
  5. Dica de ouro: Não esfregue manchas!

Nada de jogar direto na máquina de lavar os panos sujos! Limpe em água corrente para tirar o excesso de sujeira. Feito isso, deixe de molho com sabão líquido ou em pó com alvejante entre 1h e 3h. Depois, esfregue para tirar as manchas mais persistentes e enxágue bem antes de colocá-los para secar.

Os especialistas em limpeza recomendam lavar as roupas do avesso para aumentar sua longevidade. Virar as roupas do avesso antes de lavá-las pode ajudar a evitar que itens de cores vivas desbotem devido à exposição direta ao detergente e à água quente.

Na Sexta-feira Santa, as pessoas devem evitar brigar e falar palavrão. Deve ser um dia sagrado! Algumas pessoas também evitam fazer atividades domésticas como limpar a casa, lavar roupa, entre outras.

Toalhas devem ser lavadas sempre juntas. Não misture com lençóis, roupas e outros itens. Assim, você evita que os artigos absorvam impurezas dos outros tecidos. Além disso, zíperes, botões e ilhoses podem desfiar as felpas.

Misturar com outras peças
Calcinhas e cuecas devem ser lavadas separadas das outras roupas. Isso evita a contaminação por outras peças que entram em contato com superfícies, como panos de chão, meias e panos de prato. O ideal é também lavar as peças separadas por dono, evitando transmissão de doenças.

1 vez por semana: lençóis e fronhas. A cada 3 usos: pijamas, sutiãs, saias, vestidos, calças sociais e bermudas. A cada 4 usos: jeans, malhas de lã e blazers. 2 vezes por estação: casacos pesados.

Não, não é bom deixar as roupas de molho na máquina desligada. É, não é indicado que você desligue a sua máquina e deixe as roupas de molho entre um ciclo ou outro.

De forma geral, os fabricantes indicam que o ideal é utilizar a máquina de lavar roupas, seja smart ou convencional, uma ou duas vezes ao dia, para evitar que certas peças e componentes sejam exigidos além do normal. Tão importante quanto a quantidade de usos é respeitar a capacidade ...

Além de ficar de olho nas etiquetas de suas peças, vale lembrar o seguinte: – Água quente é ideal para peças brancas, com manchas ou engorduradas, e tecidos mais pesados. Inclui-se aqui as toalhas de banho e as roupas de cama. – Água morna é ideal para jeans, algodão e peças mais usadas com frequência.

Pra você ter uma ideia, pra uma máquina cheia de roupa, entre 8 e 12 quilos, coloque um dosador cheio. Agora, se você vai lavar entre 5 e 7,5 quilos, use só meio dosador que já é suficiente!

Vire a peça do avesso
Virar a sua calça jeans do avesso antes de lavar ajuda a preservar a cor e evitar o desgaste do tecido. Pois a parte interna da peça sofre menos atrito com outras peças na lavagem, além de ficar menos exposta ao detergente e à água.

A especialista em ciência dos tecidos, Lucinda Ottusch, explicou ao The Mirror que podem ficar, mas não mais do que um intervalo entre oito e 12 horas. Ainda assim, existem certos tecidos onde até é benéfico ficarem no interior da máquina algum tempo depois da lavagem.

Virar a roupa do avesso evita o desgaste, reduzindo a formação de borbotos e preservando os tecidos. Além disso, qualquer bordado, desenho impresso, ou outros detalhes ficam mais protegidos. O facto de colocar as roupas do avesso não afeta o desempenho da lavagem.

Nitish, blogger de lifestyle e fitness e personal trainer da Índia, diz que varrer à noite pode trazer azar. “Antigamente, quando não havia eletricidade, varrer à noite com iluminação mínima poderia levar itens caros como anéis, brincos e correntes para fora da casa”, sustenta.

Não varrer a casa
Então não se varre casa na Semana Santa porque essas pessoas querem não se preocupar com nada apenas com Jesus, é uma atitude de luto”, afirmou.

três meses

- Edredons e cobertores devem ser lavados sozinhos na máquina, para não ultrapassar o peso suportado. Essas peças podem ser lavadas a cada três meses de uso. - O ideal é higienizar edredons e cobertores quando saem do guarda-roupas, no início do período de frio, mesmo que tenham sido lavados antes de guardar.

Vendido com a proposta de amaciar a roupa, deixando aquele cheirinho de limpeza, o amaciante pode endurecer as fibras dos tecidos se utilizado em excesso.

Recentemente, em matéria do Tech Insider, o médico Philip Tierno, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, recomendou uma lavagem da toalha a cada três usos para conter a proliferação das bactérias.