O que não fazer ao atender um cliente?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Entenda cada um dos pontos sobre o que não fazer no atendimento ao cliente, a seguir!

  1. Não ter o serviço de atendimento ao cliente. ...
  2. Não oferecer atendimento omnichannel. ...
  3. Não conhecer o seu cliente. ...
  4. Não ter um pós venda. ...
  5. Acreditar que erros no atendimento ao cliente não impacta faturamento. ...
  6. Não ouvir o cliente. ...
  7. Não ir além.

6 principais erros no atendimento ao cliente

  • Informações incorretas, distorcidas ou incompletas para o cliente. ...
  • Tempo de espera grande no atendimento aos clientes. ...
  • Falta de empatia com o cliente. ...
  • Negligenciar as interações online. ...
  • Considerar que o cliente é leigo. ...
  • Não estar disponível 24 horas.

Perda do poder de competitividade
O cliente insatisfeito compartilha sua frustração com outras pessoas. A reputação da sua empresa fica comprometida entre elas e no mercado no qual atua. Os consumidores passam a buscar concorrentes que oferecem relacionamentos melhores.

Não retornar ligações
Assim, caso a recepção da empresa prontifique-se a repassar a informação ao colaborador posteriormente e não o fizer, passará uma sensação de irresponsabilidade da empresa perante o cliente. É importante retornar a ligação para esclarecer a dúvida o quanto antes.

Ao se deparar com um cliente nervoso e que expõe suas reclamações aos gritos, responda falando suavemente e com um tom de voz constante. Se você também gritar e o interromper, então ele vai se concentrar na batalha verbal e não dará a devida atenção às suas respostas.

Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar.

Mantenha um diálogo horizontal
Esse é, com certeza, um dos melhores gatilhos emocionais de convencimento. Afinal, quanto mais íntimo ele se sentir, melhor. Isso é ainda mais importante em técnicas de como atender um cliente nervoso ou estressado.

Não use palavras em outras línguas quando tiver alguém que não as entenda. Não use gírias ou palavrões. - Use sempre por favor, bom dia, boa tarde e boa noite, com licença, obrigada e desculpe-me. - Seja objetivo nas conversas com clientes e colegas de trabalho.

Qualidades do recepcionista: confira as 6 indispensáveis!

  • 1- Pontualidade. A pontualidade está em primeiro lugar da nossa lista de qualidades do recepcionista. ...
  • 2- Proatividade. A proatividade não poderia deixar de constar em nossa lista. ...
  • 3- Discrição. ...
  • 4- Cordialidade. ...
  • 5- Confiabilidade. ...
  • 6- Boa comunicação.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Há uma falta de sintonia entre a cabeça dos clientes e o que a equipe de vendas acredita, e esse é um dos principais motivos por que se perde um cliente. Enquanto para a equipe de vendas pode ser um sinal de compra, para o cliente pode representar apenas uma dúvida não esclarecida na apresentação.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

O diálogo é a melhor forma de conquistar o cliente. Saber ouvi-lo e trocar informações de forma empática é o meio mais eficaz de fidelizar. Trabalhar a fala para o encantamento nos momentos de proximidade é uma estratégia importante e, por isso, necessária.

5 ótimas ideias para chamar a atenção de clientes

  1. Realize eventos. Realizar eventos em uma loja pode trazer muitos diferenciais para a empresa. ...
  2. Faça promoções. ...
  3. Esteja presente nas redes sociais. ...
  4. Traga personalidade para a sua loja. ...
  5. Melhore o layout do PDV.

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Conheça os 4 perfis principais de clientes e como usá-los para vender mais por meio da psicologia de vendas.

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

Além de serem o primeiro contato de clientes com uma empresa, são elas quem cuidam de todo o funcionamento das suas atividades e da sua rotina. Uma recepcionista precisa saber todas as informações sobre o local, estar à disposição em casos de dúvida, além de estar apta a resolver eventuais problemas que possam surgir.

Postura de Recepcionistas: 5 dicas indispensáveis

  • 1) Organização. Dependendo do fluxo de pessoas no local de trabalho, a rotina do recepcionista pode ser extremamente agitada, muitas vezes tendo de atender muitas pessoas ao mesmo tempo. ...
  • 2) Boa comunicação. ...
  • 3) Sociabilidade. ...
  • 4) Cordialidade. ...
  • 5) Cuidados com a aparência.

O salário médio de um Recepcionista é de R$ 1.340,15, de acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br. O piso salarial é cerca de R$ 1.223,14 e o teto salarial está por volta de R$ 2.113,11.

Entre os principais erros cometidos por recepcionistas, e infelizmente bastante comuns, podemos citar:

  • Falta de cortesia. Algumas recepcionistas costumam agir com pouca cortesia, com mau humor e tratando os pacientes com rispidez. ...
  • Falta de organização de agenda. ...
  • Conversas paralelas. ...
  • Pró-atividade. ...
  • Educação e cortesia.

Conheça 7 dicas de como ser uma boa recepcionista

  1. Trabalhe sua comunicação. ...
  2. Tenha uma organização impecável. ...
  3. Seja proativa e multitarefa na empresa. ...
  4. Mantenha a compostura. ...
  5. Cuide da sua aparência profissional. ...
  6. Cordialidade sempre. ...
  7. Dedicação é fundamental.