O que não falar para um borderline?

Perguntado por: abeiramar8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quando um borderline está em um ataque de fúria, tome cuidado para não entrar no jogo e se deixar levar pela raiva do momento. Deixe que ele fale o que quiser e precisar, mesmo que isso possa lhe ferir muito. Quando as coisas acalmarem, converse com ele de forma calma e objetiva, com cuidado e atenção.

Podem oscilar também entre os extremos de amor e ódio; idealizam demais alguém e, diante de mínimas frustrações, os odeiam e desvalorizam extremamente o vínculo, pois apresentam dificuldade em tolerar a diferenças das relações. São rancorosos e não sabem perdoar ou reparar os conflitos.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

O relacionamento pode ser ainda mais complicado com uma “Pessoa preferida”. É comum que a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline tenha uma pessoa pela qual desenvolvem absoluta adoração e entrega, além de passar a se espelhar nessa pessoa.

Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline incluem a instabilidade emocional, associada à impulsividade, insegurança e relações sociais problemáticas. Costumam ser pessoas que não toleram ficar sozinhas, podendo sentir medo intenso ou raiva quando se sentem abandonados ou negligenciados.

Como a pessoa com transtorno de personalidade borderline não gosta de ficar sozinha, o esforço que ela faz para evitar o abandono aparece em forma de crises, como tentativas suicidas, despertando no outro o sentimento de resgate e cuidado com ele.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Tratamento da síndrome de borderline
Nesse sentido, os fármacos mais utilizados são os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos. Enquanto os antidepressivos tratam o característico sentimento de vazio dos pacientes, os estabilizadores visam reduzir as oscilações de humor.

As mulheres com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresentam grande necessidade de afeto e demandam atenção excessiva. Seu comportamento se dá de maneira disfuncional por meio de raptus furiosos e impulsivos tendo como alvo habitualmente pessoas do convívio mais íntimo.

Sinais em situações cotidianas
Eventos aparentemente comuns podem desencadear sintomas. Por exemplo, as pessoas com Síndrome de Borderline podem sentir-se irritadas e angustiadas por pequenas separações – como férias, viagens de negócios ou mudanças bruscas de planos – de pessoas a quem se sentem próximas.

Medo do abandono
Esse medo é um dos aspectos mais presentes, mesmo nos estágios iniciais. Os medos podem correr para tais extremos que, em algumas situações acabam optando pelo isolamento voluntariamente para evitar que outros o façam, sendo assim, preferem se afastar das relações antes de serem abandonados.

O transtorno de personalidade borderline requer cuidado e atenção, pois o paciente tende a reproduzir alguns comportamentos nocivos e de manipulação, inclusive na presença do psicólogo, reagindo com instabilidade, alternância no humor, idealização do profissional e oscilações entre a expressão de amor e ódio.

O transtorno de personalidade borderline não afeta a inteligência, no entanto, quando medicada, alguns medicamentos podem interferir na cognição. Como se trata de um transtorno que varia bastante de intensidade, nos casos mais brandos não haverá dificuldades em assumir um emprego público.

Os transtornos de humor mais comumente confundidos com o Transtorno de Personalidade Borderline são a depressão e o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).

5 CELEBRIDADES COM TRANSTORNO BORDERLINE:

  1. Princesa Diana (Lady Di) A Princesa Diana foi diagnosticada com Transtorno de personalidade limítrofe (TPL), o Borderline, após a sua morte. ...
  2. Marilyn Monroe. ...
  3. Amy Winehouse. ...
  4. Jeffrey Dahmer. ...
  5. Raissa Barbosa.

Por conta das mudanças no humor, o transtorno de personalidade borderline é muitas vezes confundido com a doença bipolar. No entanto, a alteração entre humor extremo e depressão nas pessoas com transtorno borderline geralmente ocorre dentro de horas ou dias, enquanto que na doença bipolar pode durar semanas ou meses.