O que não falar no exame admissional?

Perguntado por: lsampaio9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Doenças que podem causar reprovação no exame admissional

  • limitação funcional devido à amputação;
  • obesidade mórbida;
  • pneumotórax;
  • doença linfoproliferativa maligna, como leucemia e linfoma;
  • escoliose estrutural superior a 10;
  • tumor ósseo e muscular; entre outras.

Os exames proibidos pela Constituição Federal e que não podem ser requeridos por uma empresa para um colaborador no processo de admissão são:

  1. HIV;
  2. Teste de gravidez;
  3. Esterilização;
  4. Toxicológico.

5 exames médicos obrigatórios para trabalhadores com carteira assinada (CLT)

  1. Exame admissional. Para quem vai começar um trabalho com carteira assinada, este é o primeiro contato com a saúde e segurança do trabalho. ...
  2. Exame demissional. ...
  3. Exame periódico. ...
  4. Retorno ao trabalho. ...
  5. Mudança de função.

1 - O candidato que no momento do exame admissional apresentar Pressão Arterial (PA) até 150 X 100 mmHg (inclusive), sem patologia associada, será considerado APTO independente da função.

Quando faz exame admissional já está contratado? Não, pois caso os resultados do exame não correspondam aos estabelecidos pela empresa, não há obrigação da contratação.

jejum de 3 horas; não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes; evitar exercícios físicos na véspera.

Na verdade, não é possível especificar o que de fato reprova no exame demissional, pois o que será examinado é a aptidão para o trabalho, por exemplo, se o trabalhador é digitador e adquiriu uma lesão por esforço repetitivo (LER) e essa lesão o impede de trabalhar seja na empresa atual ou em qualquer outra empresa, ...

A Medicina do Trabalho é uma das especialidades que o profissional de medicina pode optar. Ela está relacionada com a saúde dos trabalhadores de uma empresa. Isso engloba além da saúde física e mental, o bem-estar e a qualidade de vida, a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

A realização desse tipo de exame demonstra ação discriminatória e uma contratação não pode ser barrada por essas questões. Dessa forma, se o indivíduo que não foi contratado após o exame suspeitar que foi devido a alguma questão de saúde verificada sem a sua autorização, pode e deve levar essa questão ao juiz.

Para todos os candidatos:

  • Hemograma Completo, Grupo Sanguíneo e Fator RH (serve carteira de doador de sangue ou documento equivalente), Colesterol Total, Triglicérides, Creatinina, Glicemia de Jejum, TGO (AST), TGP (ALT), Gama – GT.
  • EAS.
  • Laudo Psiquiátrico, emitido por psiquiatra com RQE.

Quais são os exames médicos obrigatórios para colaboradores?

  • Exame Admissional. Este exame deve ser realizado antes que os colaboradores iniciem suas atividades na empresa. ...
  • Exame Demissional. ...
  • Exame Periódico. ...
  • Exame de Alteração de Função. ...
  • Exame de Retorno ao Trabalho. ...
  • Exames complementares.

Quanto tempo demora para sair o resultado de um exame admissional? O resultado irá depender da clínica que você fez o exame admissional. Alguns locais conseguem divulgar o resultado na mesma hora, sendo que outros pedem até 1 (um) dia útil para liberá-lo. Essa conclusão também dependerá da complexidade do seu exame.

50 reais

Qual valor do exame admissional? O valor do exame admissional varia entre 30 e 50 reais, variando conforme a região, estrutura da clínica e da hora médica.

Exame admissional: quem paga? O artigo 168 da CLT indica que os exames médicos obrigatórios devem ser pagos pelo empregador, sendo tanto para admissão, como também para demissão e exames periódicos.

O objetivo desse exame de saúde ocupacional admissional é manter em registro o tipo sanguíneo do funcionário em seu Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) como forma de prevenção, caso ocorra algum acidente. Esses exames de análise de sangue não requerem preparo e o prazo para resultado é de 1 dia útil.