O que não falar na perícia do INSS?

Perguntado por: ipacheco . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Sempre que for responder alguma pergunta do perito do INSS, lembre-se que ele quer saber se você pode ou não trabalhar. Por isso, evite falar da doença propriamente dita, mas procure falar de como essa doença o está incapacitando para realizar o seu trabalho habitual.

Como ser aprovado na perícia do INSS?

  1. Atenção aos seus documentos.
  2. Atenção a data e horário.
  3. Vista-se adequadamente para o exame.
  4. Não finja, minta ou exagere.
  5. Foque no seu problema e explique como afeta seu trabalho.

Não deixe para falar da sua doença principal apenas no final do exame, pois poderá não dar mais tempo e é bem provável que o perito já não estará mais prestando tanta atenção aos seus relatos. Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade.

Data de emissão inferior a trinta dias da data de entrada do pedido; Detalhes sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); Assinatura e carimbo, com registro do conselho de classe do profissional; Data de início do repouso e o prazo estimado.

Não ter a incapacidade temporária para o trabalho é um dos principais motivos de negativa de benefícios pelo INSS. Em relação a essa negativa, muitos segurados reclamam dos peritos do INSS que, durante a perícia médica, não fazem exames, não conferem os documentos e muitas vezes sequer olham para eles.

Para fazer isso, você deverá ir até uma agência do INSS do local em que está. Neste momento, será preciso que você leve documentos de identificação, comprovante de agendamento na cidade natal e comprovantes de tratamento de saúde. Atenção: existe o prazo de 90 dias para pedir perícia em outra cidade.

Incapaz, atualmente, para o trabalho. CID M54.

Guia para consultar perícia no Meu INSS pelo CPF

  1. 1º Passo: Entre no Meu INSS. Ao entrar no site Meu INSS, você deverá clicar na tarja azul onde está escrito “Entrar em Gov.br”.
  2. 2º Passo: Faça seu login. ...
  3. 3º Passo: Vá até “Outros Serviços” ...
  4. 4º Passo: Consulte o resultado da Perícia.

Se o INSS negar o benefício, são três os caminhos que possui o segurado para reverter a situação: Entrar com ação judicial. Apresentar Recurso Administrativo. Solicitar novamente o benefício.

O prazo para começar o pagamento de um benefício do INSS após a perícia é de 45 dias. No entanto, pode chegar a 90 dias, caso o órgão solicite uma prorrogação justificada desse prazo. Já os prazos de análise para concessão do benefício são diferentes. E variam conforme o tipo de benefício que é solicitado.

O pedido de reconsideração ao INSS em caso de negativa de benefício pode ser realizado em até 30 dias. É possível fazer um pedido de reconsideração solicitando uma nova perícia pelo telefone 135 ou pelo portal do INSS. É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.

Assim, é possível entrar com pedido de reconsideração. Para fazer esse pedido, você tem um prazo de até 30 dias após a perícia médica que foi negada. Atenção! É essencial que você faça novos exames, além de conseguir outros laudos, receitas e demais documentos para apresentar novas provas na segunda perícia.

Roupas sem decotes ou transparências.

Você sabe o que é CID? CID significa classificação internacional de doenças. É um sistema de códigos, criado pela OMS, utilizado no mundo todo para padronizar a linguagem entre os médicos, além de monitorar a incidência e a prevalência de cada doença.

O médico do trabalho pode sim contestar atestado médico emitido por colega eticamente, desde que examine o trabalhador. possibilidade de nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, além dos Pareceres do Conselho Federal de Medicina 49/2002 e 10/2012.