O que não é saudável em um relacionamento?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Você provavelmente não tem um relacionamento saudável se um de vocês ou ambos: Apresenta timidez ao abordar tópicos muito sensíveis. Apela ou argumenta excessivamente quando as conversas não tomam o rumo esperado. Minimiza as verdadeiras opiniões para “ser legal” ou não “irritar o outro”

Ignorar, inventar desculpas com regularidade, dar conselhos indevidos e fazer elogios sarcásticos também são atitudes passivas-agressivas que causam estragos no relacionamento.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

5 atitudes para melhorar um relacionamento desgastado

  1. Tenha o hábito de dialogar. ...
  2. Sustente a sua individualidade (e incentive seu amor a fazer o mesmo!) ...
  3. Invista no contato físico. ...
  4. Elogie seu amor. ...
  5. Perceba sinais de exaustão.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física, que é caracterizado por uma relação em que há excesso de poder de uma pessoa sobre a outra, ou seja, onde não há equilíbrio.

Saber lidar com os eventuais problemas do cotidiano, respeitar e ser respeitado, ter amor e ter maturidade para lidar com as diferenças são indícios de uma relação saudável. Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio.

10 Regrinhas para a convivência do casal! E muito amor acima de tudo

  • Dedicação sempre. Casais no início do casamento tendem a acreditar que depois do "sim" tudo será um conto de fadas. ...
  • Respeitem a individualidade do outro. Sim, vocês são um casal, mas antes disso são indivíduos. ...
  • Namorados para sempre. ...
  • Confiança é a chave.

Manter relação sexual de duas a três vezes por semana é benéfico para o relacionamento e também para o corpo.

A confiança que cada membro do casal pode ver em si próprio e no outro permite que a relação se sustente. Se uma pessoa confia nos próprios sentimentos que tem pelo parceiro(a) e confia nele, o amor e a relação não só se tornam possíveis como também abrem espaço para descobrir novas paixões de um pelo outro.

O diálogo e a maneira de demonstrar amor entre casais ajuda a deixar mais evidente a natureza de cada pessoa, os seus gostos, o seu entendimento sobre as coisas, fortalecendo inclusive, a tolerância na aceitação do outro.

Pessoas tóxicas são aquelas que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia. Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros.

Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento. Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais.

Uma pessoa tóxica é aquela que parece “sugar” a sua energia e literalmente envenenar as suas ideias, escolhas, hábitos e todo um ambiente. Frequentemente isso ocorre através de comentários ou atitudes — conscientes e inconscientes — que muitas vezes parecem inofensivas e parte da nossa rotina.

Por fim, mulheres consideram imperdoáveis e não devem mesmo relevar qualquer tipo de agressão, física ou moral, partida de um homem. Abusos verbais, chantagens emocionais e violência não podem ter espaço dentro da relação.

Características de um relacionamento saudável
Um relacionamento saudável é regado de confiança e respeito. Assim, mesmo que tudo não seja um mar de rosas, não há cobranças desproporcionais e as brigas são resolvidas com rapidez. Além disso, existe muito apoio e torcida para que ambos consigam alcançar o que querem.

Como identificar se é amor ou costume
Um casal apegado à rotina e focado em hábitos tem medo de mudar. O apego faz com que todos os dias sejam iguais, impede o crescimento e o progresso de cada um como indivíduo, colocando-o em estado de inércia não só na relação, mas com outras partes da vida, também.

Principais sinais de que seu relacionamento pode não estar indo bem

  1. Brigas constantes. Quando a relação está começando a decair, o sinal mais comum é a briga constante. ...
  2. Relação disfuncional. O que é essa relação disfuncional? ...
  3. Intimidade é deixada de lado. A intimidade vai muito além de sexo. ...
  4. Atitudes egoístas.

Para fortalecer os pilares do relacionamento interpessoal, precisamos desenvolver cinco habilidades: conhecer a si mesmo, se colocar no lugar do outro, ser cordial, ter clareza e tranquilidade na comunicação e ser ético.