O que não dizer para o chefe?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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E é sobre isso que vamos falar nesta matéria hoje. O Business Insider listou algumas frases que você deve evitar falar para para seu chefe.
...
São elas:

  • Você está errado. ...
  • Não posso. ...
  • Isso não é parte do meu trabalho. ...
  • Não. ...
  • Eu não sei. ...
  • Vou tentar. ...
  • Não recebo o suficiente para isso. ...
  • Como eu me beneficio disso?

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

Quando o chefe não gosta de você, ele pode se tornar um inimigo ou um aliado. Isso também depende de você. Ele pode te subestimar e até tentar te sabotar, passando os jobs mais chatos para você ou encontrando mil defeitos naquilo que você faz diariamente.

Minha sugestão aos mais jovens — tratem seus clientes e seus superiores por senhor e por senhora. Isso não os torna mais velhos, mas faz com que você passe a imagem de um profissional que respeita a hierarquia e a formalidade que esse tipo de relação pede em seu início.

Ser inflexível, não saber se comunicar com todos, não estabelecer um objetivo ou meta em comum para a equipe, não respeitar prazos e não fazer planejamento são só mais alguns exemplos de comportamentos que podem prejudicar você, bem como a sua equipe.

5 atitudes que vão te prejudicar no trabalho

  1. Faltas constantes. Se você vai faltar, é bom ter uma boa explicação para isso. ...
  2. Crítica aos colegas. Nem pessoal nem profissional. ...
  3. Uso indevido dos recursos da empresa. ...
  4. Reclamações em público. ...
  5. Mentiras.

Comunique ao seu chefe sobre as táticas que você já tentou, mas não pareceram funcionar e, em seguida, peça para discutir mais algumas ideias. Aqui você deve fazer com que seu chefe esteja ciente da situação para que ele ou ela possa ajudá-lo a encontrar uma solução, mas nunca torne os comentários pessoais.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

Plano de carreira: Como impressionar seu chefe em 6 passos

  1. Tome a iniciativa. Não acredite que o seu esforço limite está em fazer o seu trabalho. ...
  2. Conecte-se com o que ele(a) acredita. ...
  3. Procurem pela solução juntos. ...
  4. Tenha opiniões embasadas. ...
  5. Chegue preparado(a) ...
  6. Não fuja do feedback.

Chefes que gostam de você pedem sua opinião
Chefes verificar mais projetos com trabalhadores que gostam e confiam. Quando seu chefe pede muitas vezes sua opinião quando vocês estão a sós, ou mesmo em equipe, deixando muito tempo para que você fale e concordando com o que você diz, são ótimos sinais.

7 sinais de que você está sendo explorado no trabalho (e como mudar isso)

  1. Trabalho sem alegria. ...
  2. Problemas de pagamento. ...
  3. Seu setor virou rotina. ...
  4. Falta de limites. ...
  5. Ser deixado no escuro. ...
  6. Falta de compreensão. ...
  7. Pagamentos atrasados.

Seja gentil. Se ainda assim o seu chefe não demonstrar interesse em deixar com que você faça seu trabalho, experimente responder cada grosseria dele com gentileza. Esse tipo de comportamento costuma desarmar as pessoas e vai mostrar ao seu superior que a perseguição dele é gratuita.

  1. Faça o seu dever de casa. ...
  2. Verifique os seus motivos. ...
  3. Fique atento ao momento certo. ...
  4. Mostre respeito e humildade. ...
  5. Cuidado com a Linguagem. ...
  6. Seja cuidadoso caso precise levar a questão às instâncias superiores a do seu chefe. ...
  7. Admita o seu próprio erro. ...
  8. Deixar para lá

O importante é argumentar de forma clara, sem qualquer rodeio.” Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. Esta é uma situação constrangedora para todos da equipe, e acaba desmotivando os profissionais. O ideal é escolher um lugar reservado para conversar com o funcionário.

Alguém está querendo lhe prejudicar no trabalho? Saiba como lidar com essa situação

  1. Saiba quem você é, e conheça seus limites. ...
  2. Resolva o assunto diretamente com a pessoa. ...
  3. Seja discreto. ...
  4. Não reaja a provocações. ...
  5. Pratique a empatia. ...
  6. Coloque limites.

Expresse suas opiniões com argumentos razoáveis, sem elevar a voz, mas sem ficar em silêncio. Não seja indelicado ou grosseiro. Fale de modo educado sempre que alguém conversar com você, e responda de modo inteligente. Nunca é bom dar respostas monossilábicas, pois isso fará com que você pareça esnobe.

Uma boa estratégia para mudar o hábito de falar por impulso é exercitar se calar e praticar o silêncio quando sentir raiva ou o desejo de ofender alguém. Em outro momento, com mais serenidade, uma conversa difícil pode ser retomada, se necessário.

Uma gestão mal estruturada e sem planejamento é o principal motivo de insatisfação dos profissionais no ambiente de trabalho. É o que revela pesquisa da Michael Page, empresa de recrutamento executivo de média e alta gerência, realizada com 1.000 executivos no Brasil, entre janeiro e maio deste ano.