O que não devo fazer para não perder o bebê?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Fumar, consumir bebidas alcoólicas, usar drogas ou abusar da cafeína aumentam o risco de aborto. Condições ambientais. Conforme comentado no caso do chumbo, a exposição a certas substâncias químicas pode ser perigosa para o bebê.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a maioria dos abortos espontâneos ocorre numa fase inicial da gravidez, sendo 80% no primeiro trimestre.”

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

Consumo de álcool, cigarro e drogas antes e durante a gestação; Peso acima ou abaixo do esperado durante o período gestacional; Mulheres que tiveram 5 ou gestações anteriores; Complicações na gravidez anterior.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Segundo a dra. Maria Virgínia, a principal causa é genética. “Até esse primeiro trimestre, 70% [das perdas gestacionais] são [causadas por] alterações cromossômicas do embrião. É uma alteração como se o corpo entendesse que é uma gestação que não vai formar um bebê viável.

1Fazer sexo no primeiro trimestre de gravidez é algo muito comum e que não oferece riscos para o bebê.

As orelhas crescem e ficam mais próximas do formato que possuirão. Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão. Seu pequeno poderá começar a fazer pequenos movimentos, mas você ainda não será capaz de senti-los.No final do segundo mês de gravidez, os órgãos, esqueleto e os membros já estarão lá.

As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero. E mesmo quando a gravidez está indo bem, toda gestante tem sua parcela de dores no corpo e incômodos.

Até quando é normal sentir cólicas no início da gravidez? As cólicas no início da gestação são eventos comuns, principalmente ao primeiro trimestre, pois é o período em que o corpo materno mais passa por adaptações anatômicas, não restritas apenas ao útero.

Como diminuir o risco de aborto

  1. Revisão médica antes da gravidez. Muitas causas de aborto podem ser prevenidas. ...
  2. Pré-natal. ...
  3. Repouso e descanso. ...
  4. Cuide da sua alimentação. ...
  5. Medicamentos. ...
  6. Ácido fólico. ...
  7. Terapia hormonal. ...
  8. Sintomas de risco de aborto.

Abortos espontâneos podem ocorrer devido a um problema no feto (por exemplo, uma doença genética ou um defeito congênito) ou na mulher (por exemplo, anomalias estruturais dos órgãos reprodutores, infecção, uso de cocaína ou álcool, fumar cigarro ou lesão); porém, muitas vezes, a causa é desconhecida.

Esse período de silêncio é geralmente estipulado pelas médicas, por conta do grande risco de perda gestacional que os 3 primeiros meses apontam. Ok, não é fácil! Mas o motivo é importante: até que o coração do bebê comece a bater, as chances de um aborto natural são de até 25%.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

O refrigerante faz mal na gravidez porque causa desconforto abdominal, contribui para o aumento de peso e pode provocar retenção de líquidos. Além disso, os refrigerantes à base de cola, como a Coca-Cola e a Pepsi, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia.

Além de muito açúcar, refrigerantes contém muito sódio, o que pode agravar a retenção de líquidos durante a gravidez. Se você já possui esse problema, evite ao máximo esse tipo de bebida.

Possíveis riscos do consumo excessivo de laranja
Algumas fontes alertam para um possível risco associado à ingestão excessiva de vitamina C, que (em teoria) poderia provocar um parto prematuro ou mesmo um aborto.

O que não é normal durante a gravidez? Os inchaços nas pernas são comuns, já que é normal reter líquido ao longo da gravidez. Mas se forem acompanhados de sintomas como dores de cabeça severas e edemas muito pronunciados, é preciso procurar o médico imediatamente. A gestante pode desenvolver um coágulo sanguíneo.