O que não devo comer para não inflamar as articulações?

Perguntado por: zparaiso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Veja quais são os alimentos que você deve evitar:

  • Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR.
  • Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

Esse tipo de dor pode estar relacionado a várias causas, entre elas: à postura, sobrepeso, entorses, artrose, artrite, doenças reumatológicas e históricos de lesões traumáticas e fraturas.

Aplicar frio (por exemplo, com gelo) pode ajudar a aliviar a dor causada pela inflamação da articulação. As compressas quentes ou frias devem ser aplicadas durante pelo menos 15 minutos por vez para permitir a penetração profunda. A pele deve estar protegida do calor e frio extremo.

Função das vitaminas C e D na saúde das articulações
A vitamina C auxilia numa etapa importante da formação do colágeno, permitindo que suas fibras adquiram estabilidade e resistência“, afirma o geriatra Ricardo Komatsu.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos e músculos. Quando está em níveis baixos no nosso organismo, pode acarretar desconforto nas articulações, na estrutura óssea e dores musculares. Dores na coluna lombar também são muitos comuns em casos de pessoas com vitamina D baixa.

Beba água Ela é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem. Quando não bebe água o suficiente, você reduz essa lubrificação, o que pode levar a uma inflamação nas articulações, movimentos mais rígidos ou até dores.

Chá de cúrcuma
A cúrcuma, também chamada de açafrão é um poderoso anti-inflamatório natural. Rico em curcumina, ele age protegendo as articulações e diminuindo as dores e inchaços. Ele pode ser utilizado na alimentação ou em forma de chá.

Um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor nas articulações e reduzir a inflamação é o uso do chá de ervas com sálvia, alecrim e cavalinha. Porém, comer melancia também é uma ótima forma para evitar o desenvolvimento de problemas nas articulações. Faça um chá com o alecrim e beba ao longo do dia.

Realizar o mesmo movimento repetidas vezes pode ocasionar um enfraquecimento das articulações, ocasionando as dores. Em graus mais elevados, os movimentos de repetição podem desencadear fraturas ósseas e, também, o aparecimento de doenças como a tendinite, caracterizada pela inflamação ou irritação dos tendões.

O ômega-3 é uma forma de gordura encontrada em alimentos comuns (como salmão e atum), sendo conhecido por reduzir a inflamação no corpo.

O Magnésio Bisglicinato é um suplemento alimentar da família Quatrofolhas que vai te ajudar a melhorar as dores nas articulações e a manter os níveis de magnésio em dia no seu organismo.

O Colágeno não-hidrolisado (Tipo II) é mais específico para articulações, mantendo a integridade e prevenindo doenças causadas pela falta dessa proteína no corpo. Outro ponto a ser destacado, é a quantidade de suplementação diária de cada um.

O Colágeno Tipo 2 Cartliv Equaliv é um produto premium que se destaca no mercado de suplementos devido à sua alta qualidade e objetivo específico: promover a saúde ideal das articulações.

As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem. Os miúdos também são ricos em cobre; sendo assim, podem ser alguns dos melhores alimentos para a cartilagem dentre as carnes.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.