O que não deve ter em uma família?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Gritos e acusações devem ser totalmente evitados, porque geram mais atritos do que entendimento. Quando dois familiares perdem a cabeça e gritam um com o outro, correm o risco de se machucar ainda mais, o que não será positivo para ninguém. Uma família precisa de inteligência emocional para lidar com conflitos.

Ter um ambiente agradável e positivo, muito amor e união são os ingredientes fundamentais para ter uma família feliz. Um lar cheio de amor e companheirismo entre os membros dará para as crianças a melhor chance de desenvolverem-se pessoas equilibradas.

Prezem pela segurança no ambiente familiar
A casa é o ambiente mais importante da sua família. Portanto, tenha o cuidado de manter o local seguro. O aumento da criminalidade das grandes cidades tem feito com que muitos moradores invistam em segurança, a fim de garantir maior proteção.

A “família ideal” pode ser entendida como modelo patriarcal, monogâmico, previsto numa união em amor e estabilidade entre seus elementos: pai, mãe e filho (os).

Entre as principais causas de conflitos familiares estão:

  • passar a morar na mesma casa e ter dificuldade para conviver com os hábitos um do outro;
  • ciúme excessivo;
  • mudança na rotina a partir do nascimento de um bebê;
  • início da vida escolar;
  • adolescência difícil;
  • divórcio;
  • dificuldades financeiras.

Família disfuncional é uma família em que os conflitos, a má conduta e muitas vezes o abuso por parte dos membros individuais ocorrem continuamente e regularmente, fazendo com que outros membros acomodem-se com tais ações.

“O maior problema das famílias hoje é a falta de confiança nos próprios valores

Os diferentes tipos de família estão relacionados à oficialização ou não da união de casais (matrimonial e informal), à presença ou não de um dos pais (monoparental e anaparental) e a outros fatores que influenciam essa organização. A família é entendida como um grupo de pessoas unido por um laço afetivo.

É aquele grupo de pessoas com quem você se sente verdadeiramente em casa, que você pode ficar à vontade para ser você mesmo e não ter que se adequar a exigências absurdas. Família é espírito! A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue.

Vamos ver alguns alguns dos principais valores que devem ser passados pela família e como isso pode ser feito da forma mais natural possível.

  1. Honestidade. ...
  2. Responsabilidade. ...
  3. Humildade. ...
  4. Cortesia. ...
  5. Solidariedade. ...
  6. Tolerância às diferenças. ...
  7. Limites. ...
  8. Perseverança.

Veja algumas dicas e saiba por onde começar!

  • Conheça e respeite as regras. ...
  • Cuidado com as áreas compartilhadas. ...
  • Atenção ao barulho. ...
  • Exercite a paciência. ...
  • Conheça seus vizinhos. ...
  • More em um bairro inteligente.

A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.

A família é a matriz da identidade pessoal e social, desenvolvendo-se o sentimento de independência e autonomia, baseado na diferenciação que permite a consciência de si mesmo como alguém diferente.

O Famílias Fortes é uma ferramenta de fortalecimento de vínculos como caminho para a prevenção de comportamentos que possam gerar prejuízo social, físico e/ ou emocional a crianças, adolescentes e suas famílias.

A comunicação, exercitada por meio de um diálogo respeitoso, franco e aberto, é um dos principais ingredientes para quem deseja construir uma família equilibrada e harmoniosa. Sem se comunicar não há interação e, consequentemente, o convívio familiar fica bem mais complexo.

Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.