O que não deve ser usado ao prestar socorro?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O que não deve ser feito em procedimento de primeiros socorros?

  1. Massagens cardíacas sem necessidade. ...
  2. Higienizar a ferida com água oxigenada ou álcool. ...
  3. Jogar a cabeça da vítima para trás quando o nariz está sangrando. ...
  4. Evitar o uso exagerado de paracetamol. ...
  5. Estancar o sangue com um torniquete.

As três regras fundame... não entrar em pânico; pensar nas condutas a serem tomadas e avaliar os riscos, para o acidentado, dessa decisão. aquecer o acidentado por meio da oferta de bebida quente; avaliar a situação e conversar de forma calma com o acidentado.

7 procedimentos de primeiros socorros que você precisa saber

  • Fazer massagem cardíaca.
  • Desengasgar.
  • Estancar sangramentos.
  • Amenizar queimaduras.
  • Desafogar.
  • Fazer transporte de vítimas.
  • Cuidar de fraturas ósseas.

Controlar a situação. Sinalizar o local. Avaliar a situação. Acionar o socorro especializado.

- Chame imediatamente o serviço médico de emergência; - Mantenha a vítima deitada e afrouxe as roupas dela; - Transmita calma; - Se a vítima entrar em parada cardíaca, inicie os procedimentos de reanimação.

“Os profissionais em pronto-socorro precisam sempre acolher cada paciente, não se limitando a tratar a condição de urgência e emergência, mas também se engajando em esclarecer sobre como o paciente deve prosseguir seu acompanhamento médico após ter alta do pronto-socorro.

A real função do Pronto Socorro de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de Urgência ou Emergência. São pessoas que correm risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações.

Confira a seguir as atitudes que devem ser tomadas:

  1. Mantenha a vítima consciente.
  2. Verifique a respiração da vítima.
  3. Não mexa na vítima a menos que seja necessário.
  4. Preserve o local e mantenha a passagem livre.
  5. Saiba pedir socorro.

É válido salientar que, verificando ainda no artigo 135 do Código Penal, quando a pessoa que primeiro encontrar a vítima não possuir treinamento específico ou não se sentir confiante para atuar e chamar o socorro especializado, esta ação já descaracteriza a ocorrência de omissão de socorro.

Sinalizar o local para que outros condutores entendam o ocorrido. Assim, se for possível ao condutor, essa atitude deve ser tomada impreterivelmente por ele após a solicitação de resgate. Manter o veículo no local, sem tentativa de remoção.

Ao transportar uma vítima, é INCORRETO:

  1. Transportar a vítima imobilizada;
  2. Comprimir os ferimentos que estejam sangrando;
  3. Manter as vias aéreas livres, desobstruídas;
  4. Manter a qualquer custo, a vítima acordada.

Quais as limitações dos Primeiros Socorros
Como o próprio nome indica, são apenas os primeiros socorros, o atendimento inicial. A partir de certo ponto, somente profissionais de saúde especializados devem assumir o salvamento ou tratamento. Ministrar medicamentos, então, nem pensar!

O ABCDE do trauma é uma abordagem sistematizada, a triagem que deve ser empregada no atendimento a pacientes durante urgências e emergências no trauma. Cada letra do acrônimo ABCDE corresponde a uma avaliação a ser realizada nesse atendimento, que deverá seguir uma ordem específica.

Procedimentos Básicos de Primeiros Socorros

  1. Cheque o ambiente ao redor. Primeiramente, é essencial que você avalie o ambiente antes de prestar socorro. ...
  2. Evite fazer movimentos bruscos na vítima. ...
  3. Chame ajuda imediatamente. ...
  4. Dê atenção para a vítima. ...
  5. Tome medidas para ajudar a vítima em cada ocasião.

Antes de prestar os primeiros socorros, cheque o ambiente onde a vítima está. Verifique se há fogo por perto, fios elétricos, fumaça, gás inflamatório e diversos outros fatores de risco. Caso esteja em um ambiente onde você precisará arriscar-se para socorrer a vítima, o ideal é não fazê-lo.

Esses profissionais prestam os primeiros socorros de acidentados, fazem resgate de vítimas e controlam locais de acidentes para permitir a chegada de outros profissionais no local da ocorrência, como bombeiros, policiais e médicos. As pessoas que executam esse trabalho são essenciais no salvamento de vidas.

Durante a triagem, é feita uma avaliação rápida do estado de saúde ou da situação social da pessoa que busca ajuda, com base em informações como sintomas apresentados, histórico de saúde, idade, condições socioeconômicas, entre outros fatores relevantes.

Diferente de um pronto-socorro, o pronto atendimento tem como especialidade o atendimento a machucados ou doenças de complexidade menor, como febre, náuseas, arranhões etc. Em suma, situações que o paciente não está correndo risco de vida.

O STM também prevê o tempo máximo para atendimento aos pacientes, considerando o nível em que foram classificados:

  • Nível 1, vermelho: socorro imediato.
  • Nível 2, laranja: 10 minutos.
  • Nível 3, amarelo: 60 minutos.
  • Nível 4, verde: 120 minutos.
  • Nível 5, azul: 240 minutos.

O pronto atendimento é a unidade de um hospital que atende pacientes com problemas de saúde agudos, ou seja, alterações fora do padrão de saúde da pessoa que precisam de uma intervenção imediata. São os casos chamados de urgência ou emergência.