O que não deve fazer em curvas?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Como fazer curva na rodovia?

  1. Reduza a velocidade antes de entrar na curva para não ter que frear dentro dela.
  2. Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. ...
  3. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.

Como NUNCA se perder numa curva andando de moto

  1. Conheça a própria moto. ...
  2. Controle a velocidade. ...
  3. Olhe para onde ir. ...
  4. Posicione o corpo corretamente. ...
  5. Manter a velocidade constante. ...
  6. Controle a frenagem. ...
  7. Treine o posicionamento.

Lembre-se: mantenha a velocidade constante durante toda a curva, sem acelerar nem brecar, pois o veículo perde aderência. E, nas curvas fechadas e em declive, reduza a marcha.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

A regra geral é frear antes da curva e manter a velocidade durante a curva e retomar a velocidade ao na saída da curva. Isso vale para pista seca ou molhada, pilotando sozinho ou com garupa. Numa curva regular na estrada, o ângulo de inclinação do corpo deve acompanhar a inclinação da moto.

Controle sobre as curvas
No final da curva, acelerar um pouco mais ajudará a impulsionar a moto e proporcionará uma saída mais segura.

O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro afirma que é proibido estacionar nos seguintes locais: quando impede a movimentação de outro veículo, e em curva, quando prejudica a visibilidade dos demais veículos.

Frear durante uma curva necessita de mais esforço da tração dos pneus da moto. Caso precise frear e parar em uma curva, endireite a moto antes de parar completamente. Se estiver inclinado ao parar, as chances de cair são muito grandes. É importante também não desacelerar de uma vez.

Passou a valer no início de 2023, mais especificamente no dia 2 de janeiro, uma nova regra que permite ao motociclista empurrar sua moto, mesmo se estiver sem capacete ou até mesmo na contramão, sem levar multa. Mas isso só em caso de pane ou defeito.

Ou seja: para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudanças de faixa, desviar de um obstáculo, uma parada ou demais intenções é obrigatório dar a seta.

Use seta sempre que precisar virar ou mudar de faixa. Olhe se há outros motoristas ao mudar de faixa ou se há algum pedestre atravessando ao mudar de rua. Dê a seta, olhe e depois vire. Isso dá mais tempo para que motoristas e pedestres notem seu carro.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

* não movimentar bruscamente a cabeça ou o pescoço da vítima; * não dar nada para a vítima ingerir, beber ou comer, pois estes podem ocasionar obstrução das vias aéreas da vítima; * caso a vítima esteja inconsciente, não a deixe sozinha, não a abandone; a omissão de socorro é crime.

Quais são as seis regras fundamentais de primeiros socorros? Em casos de acidentes, as principais regras são: manter a calma, avaliar a situação, não oferecer nada para a vítima, estancar o sangramento, verificar se ela está respirando e retirar todos os acessórios possíveis.

O que são condições adversas? São circunstâncias perigosas ou inesperadas que trazem riscos de acidentes durante o deslocamento do veículo do ponto de origem ao seu destino.

Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.