O que não deixar de levar na mala?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O que não podemos esquecer de levar em uma viagem?

  1. Documentos atualizados e objetos pessoais. ...
  2. Medicamentos. ...
  3. Carregadores e demais acessórios dos seus dispositivos eletrônicos. ...
  4. Roupas adequadas para a viagem. ...
  5. Toalha e roupa de cama. ...
  6. Necessaire. ...
  7. Água e lanches para a viagem.

Sim, pode parecer estranho mas levar seus perfumes maiores na bagagem despachada é o que você deve fazer. Já quando o assunto é bagagem de mão, ou a bagagem que vai junto com o passageiro na cabine durante o voo, o limite de líquidos é de um saquinho com no máximo 1 litro em embalagens que não ultrapassem 100 ml cada.

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

Simples de usar, basta pendurar a bagagem de mão no gancho, levantá-la e, assim, identificar o peso correspondente. Se passar de 10 kg, já sabe: alguns itens vão precisar ser retirados ou a mala será despachada.

10kg

Por outro lado, as malas devem respeitar as medidas máximas de 35 x25 x e 55cm – levando em conta aspecto de comprimento, altura e largura. Outro aspecto que deve ser respeitado é o peso da mochila, que deve conter, no máximo, 10kg.

Atualmente, é possível levar como bagagem de mão uma mala de até 10 kg mais um item pessoal, que pode ser uma mochila ou bolsa menor com documentos, dinheiro, objetos de valor. Esta regra vale tanto para para voos domésticos quanto para voos internacionais.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais. No entanto, em alguns casos, a resposta para essa pergunta não é tão simples e envolve alguns aspectos que precisam ser considerados, como a apresentação do medicamento (líquidos têm restrição maior, como mostraremos).

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a recomendação é de 500ml por item, e no total 2 litros. Vale sempre a dica de consultar, no site da cia.

Uma mochila pequena pode ser levada como um artigo pessoal, além de uma bagagem de mão. Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem ser igualmente levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas. O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

A taxa é aplicada por mala despachada, não importando o peso. E caso a bagagem exceda o limite de 23 kg ou as dimensões máximas permitidas, as companhias aéreas cobram uma taxa adicional que pode ser de até R$ 250 por peça, ou um adicional por quilo excedido.

Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm. Lembre-se de casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.