O que não comer quando se tem depressão?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

De acordo com o psiquiatra, o café aumenta o nível de estresse e ansiedade, diminuindo o efeito dos medicamentos, pois potencializa os males associados à ansiedade. Além disso, o excesso de cafeína foi associado à gravidade da depressão em um.

A banana, além de ajudar na depressão, é forte aliada no combate à ansiedade. Muito rica em triptofano, a fruta mais popular do Brasil estimula a produção de serotonina. Castanha de caju, amêndoas e chia são ricas em magnésio, que possui ação antidepressiva.

Vitamina B6
A vitamina B6, também chamada de piridoxina, é importante na síntese de neurotransmissores como dopamina, serotonina, GABA (ácido gama aminobutírico), noradrenalina e o hormônio do sono — a melatonina. E um sono regular e de qualidade faz toda a diferença para a saúde mental.

Tomar muitas doses de café está diretamente associado ao aumento de sintomas ansiosos. Portanto, indivíduos que sofrem com transtornos como ansiedade generalizada, pânico e fobias, devem reduzir o consumo de café, tomando preferencialmente no máximo 2 xícaras ao dia.

O estresse e a tristeza profunda desempenham seu papel na causa da depressão, pode ser um fator-chave aqui, já que os especialistas acreditam que o estresse pode suprimir a produção de novos neurônios (células nervosas) no hipocampo.

Atividades do dia a dia que também afastam a depressão
Hora da limpeza: até uma vassoura pode ajudar quem não curte exercícios. Um estudo diz que fazer faxina melhora em até 23% o humor no dia. Estica-e-puxa: alongar-se com frequência faz o oxigênio circular melhor pelo corpo e traz alívio à mente por um momento.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Mas, além do chocolate, outros alimentos também podem estimular a sensação de felicidade. Muitas frutas também possuem estimulantes de serotonina em sua composição, como a banana, abacate, abacaxi e laranja.

O alto teor de substâncias contendo açúcares causam no corpo o aumento de substâncias pró-inflamatórias. Se o paciente consome ingredientes ricos em açúcar e alimentos gordurosos, facilita o aumento das substâncias pró-inflamatórias, acarretando em uma maior chance de ele ter depressão.

Banana

Banana. Mais uma que, por causa do triptofano, ajuda no bom humor. Para melhorar, tem vitaminas, como a B6, que ajuda a combater a ansiedade e a irritabilidade.

Isso acontece porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A serotonina, por sua vez, é responsável por que melhorar o humor. Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal. Deve-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios.

Frutas: Frutas como melancia, abacate, banana, mamão, tangerina e limão são verdadeiros agentes do bom humor, ótimos alimentos antidepressivos. São frutas ricas em triptofano, que auxilia na produção de serotonina. A laranja e a maçã também são importantes pois fornecem ácido fólico.

A banana verde contém amido resistente, que é uma fibra solúvel que se transforma em frutose que confere o sabor doce da banana quando ela amadurece. Este amido resistente favorece o bom funcionamento intestinal e é um grande aliado do sistema imunológico, ajudando no combate à depressão e outras doenças.

Vitaminas do complexo B + triptofano
O triptofano, inclusive, merece grande destaque. Em estudos, ficou provado que esse aminoácido aumenta os níveis de serotonina e auxilia no tratamento de irritabilidade e depressão – trazendo efeitos positivos para o humor.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.

A Vitamina B6, também conhecida como piridoxina é importante para o metabolismo dos aminoácidos, carboidratos e gorduras. Essa vitamina pode ser consumida tanto em alimentos quanto na suplementação guiada por um profissional.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos. Não ingerir com esses alimentos: o diazepam (calmante), nortriptilina (antidepressivo) e pentoxifilina (vasodilatador), etc.

O fato de não dormir bem, pode gerar falta de ânimo, stress e improdutividade, aspectos que colaboram para o aumento da ansiedade. Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas.

A depressão é um distúrbio mental caracterizado pela alteração de humor que impede a pessoa de viver plenamente. É associada à mudança brusca do nível de energia física e mental e da sensibilidade ao prazer e à dor. Os sintomas dividem-se entre psicológicos e físicos.