O que não comer quando está com candidíase?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Arroz branco, alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas e derivados são responsáveis por deixar o pH do organismo ácido. Procure consumir carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras. Eles são metabolizados mais lentamente e a glicose é liberada de maneira gradativa no sangue.

Folhas verde-escuras cruas. As folhas verde-escuras têm um forte efeito desintoxicante. Quando os fungos da candidíase começam a morrer, eles liberam toxinas. Para eliminar essas toxinas, aumente o consumo de rúcula, agrião, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuros.

O consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas não contribuem para a candidíase? Mito - Principalmente as bebidas fermentadas, como a cerveja, também podem contribuir para o desequilíbrio da microbiota como um todo, favorecendo o crescimento fúngico e acabam piorando os sintomas da candidíase.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase
O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

Causas da candidíase de repetição:
Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

Além disso, são indicados alguns cuidados:

  1. optar por roupas íntimas de algodão;
  2. higienizar a região genital com água e sabonete neutro;
  3. dormir sem roupa íntima;
  4. evitar relações sexuais sem proteção durante o tratamento.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Antifúngicos naturais e ervas: alho, cebola, óleo de coco, tomilho, alecrim. Além desses alimentos que melhoram a síndrome fúngica, é importante também ter hábitos de vida saudáveis, boas noites de sono e incluir atividades físicas para o controle de estresse.

O que evitar:
Açúcares e carboidratos refinados e simples, como: biscoitos, arroz branco, macarrão e pão branco. Esses alimentos devem ser evitados, pois além de nutrir a cândida, o doce modifica o pH intestinal.

Tratamento e prevenção para a candidíase
Boas noites de sono e atividades que amenizem o estresse também evitam o quadro. O consumo de vitamina D e probióticos (bactérias que fazem bem) também costuma ser eficaz em pacientes que apresentam os sintomas repetidamente.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.